SERTãO » Borboletas do Vale do Catimbau listadas em guia

Carol Sá Leitão
Especial para o Diario
local.pe@dabr.com.br

Publicação: 02/07/2016 03:00

Para explorar as espécies de borboletas que vivem no Vale do Catimbau, no Sertão, o biólogo Carlos Eduardo Nobre e o professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, Clemens Schlindwein escreveram um livro sobre o que encontraram no local. A obra intitulada Borboletas no Vale do Catimbau, será lançada hoje pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) no Museu de Fauna da Caatinga, no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, no Sertão.

O objetivo do título foi apresentar as espécies de borboleta que estão presentes no Parque Nacional do Catimbau, uma das poucas Unidades de Conservação de Pernambuco. A publicação é o primeiro guia de campo de borboletas do país, dando destaque à caatinga. “É muito importante porque é algo inédito. É o primeiro guia em forma de livro sobre borboletas no país. Antes, só se encontravam artigos e teses sobre o assunto”, afirmou Carlos Eduardo.

A ideia de criar o livro veio em 2005, no intuito de divulgar as pesquisas realizadas por Carlos e Clemens Schlindwein sobre a interação entre os insetos e as plantas no Parque Nacional do Catimbau. O material utilizado no livro foi fruto de uma pesquisa realizada durante três anos pela dupla. Carlos conta que, a pesquisa em campo foi muito produtiva, já que a proposta dela foi lançada pelo seu orientador de mestrado. “Como ele sempre gostou muito de trabalho de campo, foi muito bom realizar essa pesquisa”, disse.

Na obra estão incluídos 137 espécies que foram catalogadas durante as pesquisas, mas outras encontradas pelos pesquisadores ficaram de fora. “Não pudemos colocar todos no guia por alguns não possuírem descrição científica”, apontou Carlos Eduardo. Ele explica que, uma vez que as borboletas que ficaram à parte forem catalogadas, há a possibilidade de incluí-las na  publicação.