O importante é saber qual é a sua tarefa

Publicação: 04/07/2016 03:00

As tarefas dos pais não devem ser confundidas com as dos professores. E vice-versa. É o que alerta a professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fátima Cruz. Segundo ela, o cotidiano atribulado da maioria dos pais e mães dos estudantes não permite que eles acompanhem diariamente os exercícios de casa, por exemplo. São papéis da família lembrar as crianças sobre a importância dos estudos, ensinar a valorizar os professores e conversar com os filhos sobre o dia a dia na escola.
Na hora de fazer a tarefa de casa, porém, é o momento de deixar a criança ou adolescente ter autonomia. “A criança precisa ter autonomia. Se ela não consegue fazer a tarefa sozinha, não estamos ensinando-a a ser independente. Os pais devem, por exemplo, ensiná-los a pesquisar nos livros e na internet, mas deixá-los fazer a pesquisa sozinhos”, diz Fátima.
O ideal é acompanhar a hora da tarefa e dos trabalhos escolares com maior “distanciamento”, deixando a criança ou adolescente se sentir segura para fazer as atividades sozinha. “A aprendizagem dos conteúdos deve ser garantida na escola. É preciso diferenciar o que é papel da escola e o que é papel dos pais. Não dá para jogar a culpa da dificuldade de aprendizagem totalmente em quem, no corre corre do dia a dia, não consegue ver diariamente as tarefas dos filhos”, pontua a especialista.
Ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual presidente da Associação Brasileira de Educação (ABE), o professor Paulo Alcantara Gomes, destacou que o envolvimento dos pais é fundamental para garantir a qualidade da escola pública brasileira. “Não é possível ter uma boa educação sem avaliação permanente, e os pais são fundamentais nesse sentido. Ao acompanhar os filhos na escola, eles compreendem como podem ajudar em casa e percebem o que podem fazer no processo ensino/ aprendizagem”, ressalta.