ARQUITETURA » Projeto foca debate sobre a cidade

Publicação: 06/09/2016 03:00

Cadernos foram lançados no Museu do Estado (Roberto Ramos/DP )
Cadernos foram lançados no Museu do Estado
Arquitetos e representantes da comunidade acadêmica, além de técnicos de planejamento e meio ambiente, e de outros segmentos da sociedade participaram, ontem à noite, do lançamento do primeiro volume do projeto Cadernos de arquitetura e urbanismo, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE). Segundo o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma, o objetivo é promover a conscientização e o debate sobre soluções comuns para os problemas que envolvem todos os municípios de regiões metropolitanas como a do Recife.

“Infelizmente não acho que os políticos estejam preparados para essa discussão, mas esse projeto pode contribuir para envolver a sociedade, que precisa participar”, disse o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Haroldo Pinheiro. Ambos os gestores destacaram que o Brasil passou por uma concentração urbana muito acelerada, saindo de 12% para 85% da população em 30 anos, entre as décadas de 1950 e 1980.

Os desafios decorrentes desse processo estão esboçados no primeiro caderno, intitulado A metrópole da Região Metropolitana, lançado no Museu do Estado de Pernambuco, nas Graças. O autor, arquiteto e urbanista Jório Cruz, destacou que o título foi escolhido propositalmente para provocar a discussão do que seja uma metrópole e de que há que se trabalhar para que ela seja policêntrica. “É preciso que outras centralidades surjam, abrindo novas possibilidades (além do Recife)”, disse, num contraponto à situação pela qual a capital, centralizando tudo, arca com o peso da demanda de todos os municípios que integram a região metropolitana.

Segundo a Lei 13.089/2015, que instituiu o Estatuto da Metrópole, até 2019 deverá estar concluído o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife como de todas as demais metrópoles brasileiras. O CAU/PE e o CAU/BR planejam realizar eventos para ampliar a discussão do tema junto à sociedade, envolvendo questões como mobilidade, saúde, empregos e destinação do lixo.