Ensaios dos maracatus começam hoje Encontro reúne 700 batuqueiros de 13 nações, celebrando a ancestralidade e o poder do ritmo percussivo, na abertura do carnaval do Recife

Malu Mendes

Publicação: 05/02/2025 03:00

As prévias gratuitas do Recife seguem a pleno vapor, aquecendo os corações e pés dos foliões para o Carnaval de 2025. Hoje, o Maracatu Nação Porto Rico recebe o segundo ensaio para o Tumaraca - Encontro de Nações, evento que será realizado no dia 27 de fevereiro, no Marco Zero, durante a abertura oficial da folia.  

Este encontro reúne 700 batuqueiros de 13 nações de maracatu, celebrando a ancestralidade e o poder do ritmo percussivo.

Até o dia 21 de fevereiro, quatro ensaios semanais serão realizados: três nas comunidades das nações de maracatu e um na Rua da Moeda, unindo todos os maracatus que ensaiaram na respectiva semana.  

A chegada das nações ao Marco Zero será um momento de celebração coletiva, onde os mestres se revezarão na regência dos coros percussivos, comandando as centenas de tambores que marcarão a solenidade da ocasião.  

Os mestres também conduzirão a execução das loas mais antigas de suas respectivas nações, com o Coral Voz Nagô, fundado por Naná Vasconcelos, reforçando a conexão entre passado e futuro através da música e da tradição.

O espetáculo renderá homenagens a figuras importantes do maracatu pernambucano, como Tata Raminho de Oxóssi (in memoriam), o mestre Teté, patrimônio vivo do Recife, e o mestre Walter, cujas contribuições para o fortalecimento da cultura do maracatu são imensuráveis.  

A celebração também marcará a memória e o legado de Naná Vasconcelos, uma das maiores figuras da música e da cultura popular de Pernambuco. As vozes de Lucas dos Prazeres e do poeta e cantor Chico César também se juntarão aos batuques, reforçando a simbologia e a resistência das tradições culturais de rua do Recife.

Confira a programação

Hoje
Maracatu Porto Rico
Local: Rua Enrico Vitrúvio, 484, Pina (próximo ao Banhista do Pina)
Horário: 17h

Amanhã
Maracatu Estrela Brilhante do Recife
Local: Rua Severino Bernardino Pereira, Alto José do Pinho (próximo ao Caldinho do Biu)
Horário: 17h

Dia 7 (sexta-feira)
Ensaio coletivo das três nações
Local: Rua da Moeda
Horário: 17h

Dia 10 (segunda-feira)

Maracatu Raízes de África
Local: Largo da Bomba do Hemetério, na Rua Chã de Alegria (ao lado de Gil do Peixe)
Horário: 17h