85 ANOS » Homem da Meia-Noite em Olinda

Publicação: 25/02/2017 03:00

Olinda está para o Homem da Meia-Noite como Recife está para o Galo da Madrugada. O calunga místico, que emociona e é ovacionado por uma multidão quase hipnotizada enquanto passeia pelas ladeiras de Olinda completa 85 anos de existência neste ano. O ancião mais famoso da Cidade Alta irá comemorar fazendo uma reverência à cultura negra, berço também das suas origens, por meio do tema Negro Rei e trará novidades no desfile. Dentre elas, um novo percurso, reduzido para garantir a segurança do folião.

São muitas as coincidências que marcam a relação entre o Homem da Meia-Noite e a matriz africana. O calunga nasceu no dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá. A atual sede da agremiação está localizada em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. O homem que por mais tempo presidiu o clube, Tárcio Botelho, nasceu e faleceu no dia 20 de novembro, historicamente conhecido como Dia da Consciência Negra.

“É uma grande homenagem à cultura afrodescendente, por ter significado de simbolismo e de religiosidade. O homem estará totalmente coberto com tecidos africanos”, afirmou o atual presidente do Homem da Meia-Noite, Adolpho Luiz. Nascido de uma dissidência da Troça Cariri de Olinda, o Homem da Meia-Noite é envolto de mistérios. Em 2017, não será diferente. A roupa do anfitrião foi produzida pelo grupo Bongar, do Terreiro Xambá, e só será revelada ao público 15 minutos antes da saída do clube.

O som a ecoar quando o calunga aparecer será o do berimbau. Haverá também uma reverência com capoeiristas, dentro da sede. Assim como uma saudação com o violino do maestro Israel França e a dança do bailarino Paulo Cristo. Os dois são homenageados nesta edição do desfile. Do lado de fora da sede, o grupo Bongar também fará a sua homenagem.

O Homem da Meia-Noite teve o trajeto encurtado em 1,5km, por determinação da Secretaria de Defesa Social. O novo percurso, excluindo possíveis pontos de acidentes para os foliões, começa na Estrada do Bonsucesso e segue pela Praça do Seplama, onde ocorrerá uma apresentação do Maracatu Leão Coroado, o terceiro homenageado pelo calunga.

“O Homem da Meia-Noite vem respirando emoção, trazendo roupa surpreendente, muito espiritualista. Coberto de muita fé e proteção. A cada passo, a cada olhar, a cada caminhar, ele se renova”, acrescentou Adolpho Luiz. O percurso contemplará ainda o Largo do Amparo, Rua do Amparo, os Quatro Cantos, Ribeira, Rua de São Bento, Rua 13 de Maio, Guadalupe e a Sede do bloco Cariri. Depois de entregar a chave do carnaval, o calunga retornará à sede. A saída é sempre à meia-noite.

Deixe o carro em casa

Olinda terá 25 pontos de bloqueios de trânsito fixos, mais pontos móveis e itinerantes, durante o carnaval. A recomendação é deixar o carro em casa, mas quem deseja ir em veículo automotor para a folia terá à disposição o Estacionamento Legal, no Memorial Arcoverde. Também foram realizadas alterações em 22 linhas de ônibus e mudadas 60 paradas, em função das interdições.

Os bloqueios móveis foram montados no cruzamento da ruas Farias Neves Sobrinho e Cândido Pessoa, em Bairro Novo; e na Avenida Olinda, próximo ao Mercado Eufrásio Barbosa. A Estrada do Bonsucesso teve o fluxo interrompido, assim como a Avenida Presidente Kennedy.  

Foram montados quatro pontos exclusivos para táxi: Av. Presidente Kennedy, próximo ao Corpo de Bombeiros, no Varadouro; Av. Joaquim Nabuco, ao lado do Cine Duarte Coelho; Av. Sigismundo Gonçalves, ao lado do Clube Atlântico; e Rua do Sol com Av. Getúlio Vargas, próximo a Praça 12 de Março. Dois pontos receberão o fluxo de ônibus das linhas especiais do carnaval. Um na Travessa do Pisa, perto da Igreja de Santa Tereza. O outro na Avenida Presidente Kennedy, no Varadouro.

Olinda

Neste sábado…


Olinda amanhece no sábado com muito folião melado de lama. É o bloco Manguebeat, que sairá do largo do Mosteiro de São Bento, às 9h. À tarde, é a vez de reverenciar a tradição, com a Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda. Completando 55 anos de existência, o Ceroula desfilará às 16h, com saída do Carmo. Na mesma hora, o Hoje a Mangueira Entra se concentra na Rua Joaquim Cavalcante.

Nascido das mentes inquietas com as arbitrariedades do período ditatorial no Brasil, o Grêmio Lítero Recreativo Cultural Misto Carnavalesco Eu Acho é Pouco realiza o primeiro desfile dos quatro dias de folia. O famoso dragão vermelho e amarelo, neste ano, traz estampado um novo discurso político, desta vez uma crítica ao governo Michel Temer. O desfile acontece às 17h,
no Varadouro.

Sábado também é dia de reverenciar os antigos carnavais com os blocos líricos. O Flor da Lira de Olinda, com mais de 40 anos de existência, promete levar poesia às ladeiras da cidade alta.

No domingo...

As orquestras de frevo abrem alas para o samba do Patusco arrastar uma multidão ao ritmo de samba pelas ladeiras da cidade alta. O desfile oficial da agremiação, com direito a bateria e passistas, começa pontualmente às 9h59, na Rua Quinze de Novembro.

O Alto da Sé será tomado por personagens e heróis de desenhos animados e filmes, durante o Bloco Enquanto Isso na Sala da Justiça. É também uma programação ideal para levar as crianças. A descida ocorre às 11h.

Na segunda-feira…

A geração de pequenos foliões também tem direito de curtir a festa em amarelo e vermelho. A agremiação Eu Acho é Pouquinho tem concentração marcada para as 9h, na Praça Laura Nigro, no Carmo.

Quem desembarca em Olinda para o carnaval é o cantor Wesley Safadão e o novo presidente dos EUA,  Donald Trump. Pelo menos, em versão boneco gigante. Eles são algumas das 26 novas alegorias da Apoteose dos Bonecos Gigantes. O desfile sai às 10h, da Sé.

Na terça-feira…

Ninguém pode ficar cansado, é final de carnaval e a missão do Bloco A corda é fazer os foliões aproveitarem cada segundo.  O bloco invade as casas da cidade alta, acordando as pessoas. A saída é às 7h, da Ladeira da Misericórdia.

O Encontro de Bonecos Gigantes festeja a 30ª edição. Responsável há mais de 40 anos pelos bonecos gigantes de Olinda, Silvio Botelho faz neste ano uma homenagem ao Palhaço Chocolate. A saída é às 8h, no Largo do Guadalupe.