CARNAVAL 2017 » Os heróis do carnaval Tradicionais agremiações de Olinda resistem às dificuldades para não perder o passo na folia

texto: Wagner Oliveira | wagner.oliveira@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 11/02/2017 03:00

Brincar o carnaval em Olinda faz parte da tradição de quem é apaixonado por frevo. O sobe e desce das ladeiras do Sítio Histórico e o som das orquestras é combustível para foliões pernambucanos e também turistas de outros estados brasileiros e do mundo. Entre as centenas de agremiações carnavalescas que desfilam no período momesco, algumas são tradicionais e costumam arrastar multidões em suas saídas. Entre as mais conhecidas e reverenciadas estão a Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, o Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas de Olinda, o Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda e a Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense.

Como o carnaval já está praticamente batendo à porta, os responsáveis pelos clubes, blocos e troças estão trabalhando a todo vapor para ganhar as ruas nos próximos dias. No entanto, um problema enfrentado por eles todos os anos é a falta de recursos para a compra de fantasias, pagamento das orquestras de frevo e despesa com deslocamentos, nos casos de apresentações no interior do estado ou em outros municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Nas páginas a seguir, vamos contar como nasceram quatro dessas agremiações que seguem fazendo a alegria do carnaval da cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.