Padre Edwaldo Gomes sofre parada cardíaca Religioso deu entrada na emergência na última quinta-feira com um quadro de insuficiência respiratória

Publicação: 23/06/2017 03:00

Opadre Edwaldo Gomes, pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Casa Forte, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Memorial São José - Rede D’Or São Luiz, no bairro do Derby. O religioso estava sedado e em observação até o início da noite da sexta-feira. E estava sem previsão de alta hospitalar. O sacerdote deu entrada na emergência do hospital na última quinta-feira com um quadro de insuficiência respiratória. Ainda no atendimento inicial, sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi transferido para UTI Coronariana. O padre é diabético e hipertenso.
Nascido na cidade de Barra de Guabiraba, Zona da Mata pernambucana, em 8 de setembro de 1931, padre Edwaldo completou em 30 de maio 60 anos de ordenamento dedicado à vida sacerdotal. Somente na Igreja de Casa Forte ele está há 46 anos. Sua ordenação aconteceu em 2 de dezembro de 1956 e foi concedida pelo bispo Dom Ricardo Varela, de Nazaré da Mata, também município da Mata Norte pernambucana. A celebração da sua primeira missa aconteceu em Bonito, Agreste, e a segunda, em Barra de Guabiraba.
Vindo de uma família simples e numerosa, com 11 irmãos, padre Edwaldo contou com a ajuda de algumas pessoas, que possibilitaram sua ida e permanência no seminário. Aos 13 anos ingressou no Seminário de Olinda, onde realizou quase toda a sua formação para o Ministério Sacerdotal, pois o último ano o fez em Paris, tendo se especializado em Catequese.
Até chegar na Igreja de Casa Forte, padre Edwaldo passou por outras missões, desempenhando funções como pároco da Igreja de Santa Isabel, em Casa Amarela, e da Igreja de São José, no bairro de mesmo nome. Em Casa Forte, criou a Festa da Vitória Régia, evento beneficente que ajuda na manutenção da Creche Menino Jesus e da Casa da Criança Marcelo Asfora, desenvolvidas também por ele. As duas unidades fazem atendimento a crianças e gestantes mais necessitadas e são mantidas também com a ajuda de doações de fiéis da igreja.