Recife Antigo em clima junino Shows em celebração ao São João e um polo criado em parceria com o Cais do Sertão deram aspecto diferente ao Recife Antigo de Coração

Publicação: 26/06/2017 03:00

O Bairro do Recife se rendeu ao forró ontem dentro da programação do Recife Antigo de Coração em ritmo junino. Além dos conhecidos polos esportivos, infantil e cultural, houve espaço para as brincadeiras tradicionais do São João. Na Avenida Marquês de Olinda foi montada uma quermesse onde as crianças brincaram de pescaria, jogo de argolas e bola na lata. Além disso, a criançada também aproveitou a cama elástica e o touro mecânico, uma das atrações mais procuradas. O casal Mustafa Sidaoui e Emanuela de Araújo levou o filho Jafar Araújo, 8 anos, para aproveitar a festa. “Gostei muito de ir no touro mecânico. Deu só um pouco de medo”, contou o garoto.

Na quermesse, a vendedora Adriana Cabral olhava atenta para o filho Matheus Cabral, 12, tentando fisgar um peixe. Depois de várias tentativas sem sucesso, o garoto partiu para o jogo de argolas, no qual acertou alguns lances. “Ele gosta muito de brincar. Quase todos os domingos estamos aqui no Recife Antigo”, destacou Adriana. O monitor do polo infantil José Pedro da Silva acompanhava e orientava os pequenos durante as brincadeiras. “Aqui só os mais novos param querendo brincar. Os maiores passam logo para o touro mecânico”, contou o monitor.

Por meio de uma parceria com o museu Cais do Sertão, localizado na Avenida Alfredo Lisboa e dedicado à cultura nordestina e à obra de Luiz Gonzaga, o evento ganhou um novo palco. O polo Arraial do Cais foi montado em frente ao espaço e recebeu o cantor André Macambira. Barracas vendiam comidas típicas e o grupo de bacamarteiros Rei do Cangaço, formado por mais de 50 artistas e 30 bacamarteiros de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte, circulou pelas ruas do bairro mostrando a manifestação cultural do interior do estado. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer foi montada para conduzir os ciclistas à festa. O grupo Forever Bike entrou no clima de diversão. Os integrantes saíram de Joana Bezerra fantasiados e seguram até o Marco Zero, onde caíram no forró.

“Saímos de casa pouco depois das 7h e já viemos no caminho escutando músicas de forró. Daqui do Marco Zero, vamos ao Parque da Jaqueira e depois voltaremos para casa”, destacou Maria Emília Ferreira, uma das integrantes do grupo. No polo musical do Marco Zero, a programação foi aberta pelo Festival de Dança da Pessoa Idosa. Em seguida foi a vez do Arraial Solidário com o show de Salatiel D’Camarão, filho do saudoso Mestre Camarão. O artista recebeu no palco Beto Hortis, Verônica Sanfoneira, Daniel Bento, Gennaro, Ivan Ferraz, Patrícia Cruz, Sambstar e Adriana B. Muita gente que estava pedalando na ciclofaixa parou em frente ao palco para dançar. Já na Avenida Rio Branco, a Ação do Coração ofereceu a confecção de corações de tecido.

A programação junina oficial do Recife encerrou ontem as comemorações do São João, com apresentações musicais e atividades gratuitas nos polos. No Arraial do Sítio da Trindade, foco principal da festa, as atrações foram Adiel Luna, Aluízio do Acordeon e Banda, Fabiana Pimentinha, Nando Cordel e Nádia Maia. Nos dias 28 e 29, o Pátio de São Pedro recebe shows em homenagem ao santo que batiza o local.