Diario urbano

Publicação: 01/08/2017 03:00

Casarões inglórios

A ameaça de desabamento dos casarões que integram a Zona Especial de Proteção Histórica e Cultural (ZEPH) dos bairros Boa Vista, Santo Antônio, São José e Recife sempre se fez presente. Em 2016, foram apontados 400 imóveis em situação de risco. No mesmo ano, o imóvel de número 189 da Rua da Glória, no bairro Boa Vista, desabou e já se encontrava interditado sete anos antes e nada havia sido feito para recuperá-lo. Dessa vez, foi um incêndio em um ímóvel na mesma rua, que se encontrava em uso. A perda de duas vidas agrava o quadro de descaso de uma das regiões mais ricas do ponto de vista de patrimônio e das mais pobres de atenção do poder público.
Com exceção do Bairro do Recife, que vem se tornando um polo de empresas na área de tecnologia, com a recuperação dos prédios históricos, a grande maioria está em estado de abandono. Desde 2008, o município dispõe de ferramentas previstas no Plano Diretor para desapropriar os casarões por meio do IPTU progressivo, mas o instrumento não foi regulamentado. O município também tem dificuldades em localizar os proprietários, muitos residem fora do país e, pelo visto, perderam o interesse nos imóveis. Cabe ao poder público utilizar os caminhos legais e oferecer novos usos a esses sobrados devolvendo-lhes toda a riqueza cultural digna da história deles.

O “Ecoparque” das Paineiras
Um morador de Paulista chama atenção para o projeto municipal de instalação do Ecoparque das Paineiras. Ele reclama que o espaço está mais para praça do que parque e reitera que a obra deveria ter sido entregue desde 2015. O atraso pode ser “justificado” pela crise. Mas o parque pode ser apenas mania de grandeza mesmo.

Sem ônibus
Os moradores do Alto da Conquista reclamam que estão há dois meses sem dispor dos ônibus da empresa Caxangá, que atende a linha Alto da Conquista/TI Xambá. O motivo é a dificuldade de acesso dos coletivos por conta dos buracos. Então fica assim: a empresa decide, o Grande Recife ignora e a prefeitura se omite. É isso?

Tralha na rua
O descarte irregular de lixo na Rua da Aliança, no bairro de Apipucos, está chamando atenção de alguns moradores. São restos de móveis, janelas e portas que foram deixados na via pública. As tralhas foram colocadas na esquina da Rua do Areal, que serve de passagem para a população que mora na margem do Capibaribe.

Catador digital
Sabe aquela televisão velha ou liquidificador queimado que não vale a pena consertar? Em Jaboatão dos Guararapes foi lançado. ontem, o projeto catador digital. O objetivo é formar 75 recicladores com a missão de recondicionar equipamentos descartados para serem vendido a preços populares. A renda será para eles mesmos.

Poluição sonora
Os moradores de Apipucos reclamam do barulho nas casas de evento ao longo da Avenida 17 de Agosto. E da falta de um órgão para atender na hora em que o evento ocorre. A maioria liga para o 190, mas a Polícia Militar não dispõe de decibelímetros e os órgãos ligados às secretarias municipais e estaduais de meio ambiente atuam com agenda prévia. Ou seja, agenda para a próxima.

Abrigo Cristo Redentor
A campanha da ONG Novo Jeito em parceria com empresários e cerca de 100 arquitetos conseguiu recuperar o abrigo Cristo Redentor, no Curado. A unidade atende 120 idosos e estava em péssimo estado de conservação. O abrigo restaurado será entregue no dia 26 de agosto. Todos os cômodos do espaço foram repaginados para dar novos ares aos idosos que residem no local.