JUVENTUDE » Comitê atuará contra a violência

Publicação: 22/09/2017 03:00

O governador Paulo Câmara assinou, na manhã de ontem, um termo de cooperação que visa a prevenção de conflitos e redução da violência infanto-juvenil. A medida cria um comitê gestor que contará com representantes do Poder Executivo, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública para promoção de políticas que favoreçam a disseminação de uma cultura de paz nas escolas e nos programas de atendimento socioeducativo do estado. O Tribunal de Justiça de Pernambuco e o Tribunal Regional Eleitoral participam da iniciativa, além de conselhos estaduais e municipais de defesa dos direitos da criança e adolescente.

“Essa iniciativa reflete claramente todo um processo de integração do Poder Executivo, junto com o Poder Judiciário, Ministério Público e sociedade civil organizada, no intuito de promover o desenvolvimento social da criança e da juventude, além de preparar Pernambuco para um futuro de mais cidadania, de mais paz. E isso é possível quando nós incorporamos, dentro das nossas escolas, a possibilidade de uma consciência cada vez mais coletiva na questão da cidadania; da importância da educação e da cultura; da valorização da pessoa, dos direitos humanos”, destacou o governador.

Escolas
À área da educação caberá promover um conjunto de medidas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino e da qualificação dos jovens, através da promoção de acesso ao conhecimento e educação profissional. O objetivo é contribuir para a identificação de talentos e potencialidades que contribuam para a inserção desses jovens no mercado de trabalho, preparando-os para o enfrentamento das desigualdades e a valorização da diversidade.