Quinto suspeito já está preso Após a prisão dos três integrantes do grupo armado que agia em Caruaru e que atirou no jornalista Alexandre Farias, o último foi detido

Publicação: 20/09/2017 03:00

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu o quinto homem suspeito de envolvimento no tiroteio no qual o jornalista e apresentador da 2ª edição do ABTV da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo, Alexandre Farias, 39 anos, foi baleado. A vítima segue em estado grave. Jefferson Santos da Silva, 22 anos, havia conseguido escapar do cerco da polícia ao Sítio Maniçoba, zona rural do município, na segunda-feira, quando três integrantes do grupo foram presos e um morreu no confronto com a polícia. Ele foi encontrado em uma casa no bairro José Carlos de Oliveira, também em Caruaru, mas já se preparava para sair da cidade.

Ao ser preso, segundo a polícia, ele disse que faz parte do PCC e estava na rebelião ocorrida em janeiro, na Penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. Com ele foram encontradas duas armas: uma pistola .40, que teria sido roubada de um policial, e um revólver 38 com munição. “Dos quatro ele se mostra o mais agressivo e já responde por homicídio, latrocínio e tráfico de drogas”, afirmou o chefe da Polícia Civil, Joselito Kherle.

Ontem, na audiência de custódia, foi decretada a prisão preventiva dos três suspeitos presos no Sítio Maniçoba - Vagner Santos Figueiredo, 30, Vitor Luiz Bezerra da Silva, 20, e José Raniere de Oliveira Simão, 32 - e de uma mulher identificada como Ierica Alves do Nascimento. Ela foi indiciada por associação criminosa. Contra ela já havia um mandado de prisão por tráfico. A suspeita será recolhida à Colônia Penal Feminina do município de Buíque.

Hoje haverá a audiência de custódia de Jefferson Santos da Silva e do dono da casa onde os bandidos estavam escondidos, identificado como Pedro, 57 anos. Ele é companheiro da mãe de Igor Alves, morto no confronto com a polícia. “Pela ficha corrida deles, a nossa sugestão é que saiam do estado e sejam encaminhados a um presídio de segurança máxima”, afirmou Joselito Kherle.

A ação foi realizada pelas equipes comandadas pelos delegados Bruno Vital e Márcio Cruz, com a participação do setor de inteligência da Polícia Civil. “Eu queria deixar claro para as organizações criminosas que em Pernambuco temos uma polícia forte para responder. O revide será à altura. A polícia deu uma resposta em menos de 48 horas”, disse o chefe de Polícia Civil, Joselito Kehrle do Amaral. A polícia está disponibilizando o acesso aos objetos encontrados na casa: joias, celulares, tablets, tv e outros.

Foi lançado ontem, pela Prefeitura de Caruaru, o Plano Municipal Juntos pela Segurança, que tem foco na prevenção à violência. Entre as ações a curto prazo estão melhoria na iluminação pública, câmeras de monitoramento e um comitê permanente de segurança pública. Hoje, será entregue pelo município uma carta ao governador pedindo mais providências.