ALIMENTAÇÃO » Em busca de uma refeição saudável

Publicação: 19/10/2017 03:00

Cerca de 2,2 bilhões de pessoas estão obesas ou têm sobrepeso, no planeta, segundo pesquisa norte-americana publicada recentemente no periódico The New England Journal of Medicine. No Brasil, o Ministério da Saúde aponta que a obesidade atinge um em cada cinco habitantes. Ontem, durante ação realizada pela Secretaria de Saúde do Recife, no Parque da Jaqueira, 19 nutricionistas ministraram orientações sobre alimentação saudável para cerca de 100 pessoas que acordaram cedo para se exercitar. A atividade lembrou o Dia Mundial da Alimentação Saudável, celebrado em 16 de outubro. Menos alimentos ultraprocessados (como salgadinhos, biscoitos recheados e macarrão instantâneo) foi o tema desta edição.

A jornalista Renata Libérica, 30 anos, caminha e medita todos os dias no parque. Ela acredita que a informação seja o principal fator para melhorar a qualidade de vida. “Há 10 anos trabalho os meus hábitos, dos exercícios à alimentação. Cortei açúcar e refrigerante, e procuro saber sempre mais sobre o assunto”.

A nutricionista Janaína Araújo explica que a reeducação alimentar deve ser adotada por pais e filhos. “Se os genitores têm uma má alimentação, certamente os filhos terão. Eles são reflexos desse tipo de comportamento e acabam consumindo produtos com excesso de sódio, por exemplo, muito cedo. O mais fácil pode não ser o mais correto”, explica a nutricionista.