Velocidade máxima nas obras do BRT Retomada dos serviços em várias frentes visa cumprir prazo de entrega dos corredores Leste/Oeste e Norte/Sul até meados de 2018

Tânia Passos
tania.passos@gmail.com

Publicação: 04/10/2017 03:00

O tempo corre para a equipe da Secretaria Estadual das Cidades (Secid). A meta é entregar as obras restantes dos dois corredores de BRT do sistema Via Livre até meados de 2018. A maior pendência está no corredor Leste/Oeste e é lá onde estão concentrados o maior número de obras retomadas. Os terminais integrados da 3ª e 4ª Perimetral, localizados na Avenida Caxangá, serão entregues em dezembro deste ano e fevereiro de 2018, respectivamente. Com os dois terminais em operação haverá mudanças nas 33 linhas convencionais que hoje passam pela Avenida Caxangá. A ideia é eliminar todos os ônibus convencionais, que hoje passam na via.

“Apenas os ônibus do BRT vão passar pela Caxangá. As outras linhas serão alimentadoras nos terminais integrados”, explicou o diretor de planejamento do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Alfredo Bandeira. Também no Leste/Oeste serão instaladas duas estações no padrão do BRT na Avenida Conde da Boa Vista, onde estão funcionando atualmente paradas provisórias, e outras quatro na Avenida Belmino Correia, em Camaragibe. “Essas estações vão facilitar a operação do BRT na cidade. Hoje a única opção é o Terminal Integrado”, destacou Bandeira.

De acordo com o secretário-executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Marcello Amynthas, o Terminal Integrado de Camaragibe será ampliado. A ampliação do terminal e as estações de BRT na cidade fazem parte das obras que estavam pendentes no Leste/Oeste, desde 2014. “Com os terminais da 3ª e 4ª Perimetral, a ampliação do TI de Camaragibe e o restante das estações de BRT, nós vamos concluir todo o Corredor Leste/Oeste”, afirmou Marcello Amynthas.

No Corredor Norte/Sul estão em obras as estações de BRT do Centro de Convenções e North Way, em Paulista. Também está sendo executado o alargamento do trecho da PE-15 na ponte do Canal da Malária, ao lado do prédio do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em Olinda. A obra ficará pronta em fevereiro de 2018. “O alargamento já estava previsto e vai facilitar o fluxo no trecho que tem uma faixa exclusiva do BRT e vão sobrar duas para o tráfego normal”, explicou Marcelo Amynthas.

E em janeiro de 2018 terá início o alargamento do trecho da ponte do Rio Beberibe, nas imediações do Memorial Arcoverde. E a qualquer momento poderá sair a ordem de serviço para a consrução do Terminal de Igarassu. Já a ampliação dos terminais da PE-15 e Pelópidas da Silveira só terão os projetos licitados no ano que vem. “Estas obras serão iniciadas em 2018 e o tempo de execução é de até dois anos”, revelou Amynthas.

As obras dos corredores de BRT estavam previstas para serem entregues até junho de 2014. De acordo com o governo, as obras do Leste/Oeste foram suspensas após a construtora Mendes Júnior decretar falência em razão de envolvimento na Operação Lava- Jato. Uma nova licitação teve que ser feita.

Os corredores

Leste/Oeste
  • 5 linhas
  • 16 estações em operação
  • 2 terminais integrados em construção
  • 1 terminal a ser ampliado (Camaragibe)
Norte/Sul
  • 8 linhas
  • 26 estações em operação
  • 1 Terminal a ser construído (em Igarassu)
  • 2 terminais a serem ampliados (PE-15 e Pelópidas)