Portugal à espera de alunos pernambucanos Nota do Exame Nacional do Ensino Médio pode ser usada para ingresso na Universidade do Porto

Publicação: 22/11/2017 03:00

Considerada uma das 150 melhores instituições de Ensino Superior da Europa, a Universidade do Porto, em Portugal, abrirá vagas em dezembro para estudantes internacionais. Ontem, a vice-reitora Maria de Fátima Marinho falou sobre as formas de acesso aos cursos de graduação e pós-graduação, e a infraestrutura da instituição, em evento no Gabinete Português de Leitura, no Recife. A nota do Enem  valerá para o acesso.
Para estudar no Porto é preciso concluir o Ensino Médio e apresentar o certificado autenticado através da Embaixada ou do Consulado de Portugal. Também é necessário comprovar conhecimentos de língua portuguesa, cumprir as condições específicas de cada faculdade (são três campi) e, por fim, apresentar a candidatura na página online da instituição www.up.pt/internacional. A primeira fase da seleção acontece em dezembro e janeiro. A segunda será em março e abril e a terceira em junho e julho.
O Campus Asprela, por exemplo, oferta as faculdades de ciências da nutrição e alimentação, desporto, economia, engenharia, medicina, medicina dentária, psicologia e ciências da educação. O Campus Campo Alegre oferta arquitetura, ciências e letras. Já o Campus Centro tem as faculdades de belas artes, direito, farmácia e ciências biomédicas. Maria de Fátima ressaltou, no entanto, que os cursos de medicina, medicina veterinária e medicina dentária não são ofertados a estudantes internacionais por causa de limitações impostas pela lei portuguesa.
A anuidade para estudantes internacionais varia entre R$ 11 mil e R$ 32 mil, com possibilidades de pagamento em dez mensalidades, com exceção para os doutoramentos. Estudantes de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, no entanto, poderão usufruir de uma redução de até 50% sobre esses valores. Além de 52 cursos de graduação e mestrados integrados, a universidade oferta 124 mestrados e 84 doutorandos.
Para quem já é universitário, uma oportunidade para estudar na Universidade do Porto é buscar os convênios firmados entre a instituição e as universidades públicas brasileiras e algumas particulares. Através do acordo, é possível obter bolsas junto ao banco Santander para fazer a chamada mobilidade, ou seja, passar seis meses em Porto estudando. A universidade tem hoje mais de 32 mil estudantes da graduação e da chamada mobilidade, sendo 14% deles internacionais, sendo cerca de mil brasileiros. Entre as faculdades mais procuradas pelos brasileiros estão as de letras e engenharia, disse Maria de Fátima.
Com 216 mil habitantes, o Porto é a segunda maior cidade portuguesa e um centro econômico, industrial e cultural. Além disso, é classificada pela Unesco como patrimônio mundial. “Nunca tinha pensado em estudar lá, mas fiquei muito animada com a estrutura. É muito raro, por exemplo, ter museus em universidades e lá tem”, destacou a estudante Hadassa Leal, 17 anos, que tenta conquistar uma vaga de psicologia nas universidades pernambucanas neste ano. Além de 12 museus, o campus dispõe de 16 bibliotecas. Também já estiveram no Gabinete Português de Leitura representantes das universidades de Lisboa e Coimbra.