Zona Azul no entorno da Pracinha de Boa Viagem Região terá 30 vagas de estacionamento pagas a partir de amanhã. Será implantada sinalização

Thamires Oliveira
Especial para o Diario
thamires.oliveira@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 17/11/2017 03:00

Centro turístico e comercial do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, a Praça Nossa Senhora de Boa Viagem vai contar com 30 vagas de estacionamento rotativo a partir de amanhã. A implantação da Zona Azul faz parte da estratégia de democratização da área pública da cidade, segundo a prefeitura. As vagas estão localizadas nas Ruas Doutor Nilo Dornellas Câmara, Navegantes e Barão de Souza Leão, no último quarteirão próximo à beira-mar. A autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) já iniciou a instalação de sinalizações horizontais e verticais.
Das 30 novas vagas, quatro serão reservadas para idosos e pessoas com deficiência e outras três vão ser destinadas aos serviços de carga e descarga, todas com tempo máximo de permanência de duas horas. O estacionamento de transporte turístico ao lado da praça, que não conta como Zona Azul, também será ampliado. O número de espaços subirá de um a três.
A decisão de implantar a Zona Azul na área foi conjunta entre a CTTU, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife e os artesãos que trabalham na praça para ordenar o estacionamento na área. “Foi uma solicitação dos artesãos, e percebemos a demanda também por parte dos hóteis das proximidades. É uma forma de organizar melhor o estacionamento da área e de dar mais facilidade no acesso à praça”, destaca Taciana Ferreira, presidente da CTTU.
A comerciante Ana Karla Gomes, 34 anos, dona de uma loja móvel dentro de uma van, trabalha nas ruas ao lado da Pracinha de Boa Viagem há nove anos e comemorou a implantação da Zona Azul. “Foi uma ótima mudança. Nós vamos poder pagar os bilhetes do estacionamento e estaremos no direito de trabalhar aqui. Fazendo as coisas certas, será menos uma preocupação”, afirma.
A capital pernambucana tem mais de três mil vagas de Zona Azul implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena e Encruzilhada. Além dos bairros centrais da cidade, as vagas rotativas estão localizadas no entorno de centros comerciais. A maioria dos espaços de estacionamento funciona de forma paga das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da localização, com o valor fixo de R$ 3. A multa para quem estacionar de forma irregular é de R$ 195,23 mais cinco pontos na habilitação. Segundo a CTTU, não há previsão de novas implantações no momento.