Ônibus da Jeep é assaltado Coletivo com funcionários foi abordado por homens encapuzados e violentos. Sindicato reclama da recorrência das investidas

Publicação: 18/12/2017 03:00

Funcionários da fábrica da Jeep, em Goiana, foram surpreendidos com ação de assaltantes dentro do ônibus na madrugada deste sábado quando voltavam para casa. A investida aconteceu por volta das 2h, na BR-101, em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. O veículo alvo da investida havia saído da fábrica e seguia na direção da cidade de Abreu e Lima quando foi abordado. Segundo a polícia, a ação foi praticada por sete homens encapuzados que estavam armados e agiram de forma violenta, quebrando uma das janelas do ônibus.

Os estilhaços de vidro atingiram alguns passageiros e o motorista levou vários murros, mas ninguém teria se ferido com maior gravidade. Os assaltantes conseguiram levar pertences dos funcionários da Jeep e do motorista. A assessoria da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) informou que está colaborando com as investigações da Polícia Militar e que preza pela segurança de seus funcionários. O caso será investigado pela Delegacia de Itapissuma.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal), que representa os funcionários da Jeep, Henrique Gomes, lamentou o caso e criticou a falta de policiamento na área. Em sua avaliação, alguma providência só será tomada quando houver vítima fatal, já que os assaltos são frequentes. “O que estamos vendo é uma tragédia anunciada. Todos os dias os ônibus são assaltados sem que providências sejam tomadas. Além dos assaltos há agressão. É bala”, disse.

Segundo Henrique, há cerca de três meses o sindicato se reuniu com representantes da Jeep e com o comando da Polícia Militar de Pernambuco para resolver a insegurança na localidade. Em sua avaliação, o problema poderia ser amenizado se a Jeep colocasse seguranças dentro dos coletivos. “A PM disse que reforçaria a área e colocou policiamento inicialmente, mas, com a chegada do final do ano, se acomodaram. Em quatro meses já temos registros de mais de oito assaltos. Os assaltos são frequentes”.

O presidente do Sindmetal informou, ainda, que há cerca de um mês e meio a assessoria jurídica do sindicato encaminhou um ofício para a Polícia Militar, mas até agora não houve retorno. “Vamos mandar outro pedindo nova reunião com o comando da PM e da Fiat. Do jeito que está não pode continuar”, avisou Gomes. A reportagem não conseguiu fazer contato com a PM. Até o fechamento desta edição, ninguém havia sido preso em virtude do assalto ao coletivo com os funcionários.
 
Episódios
Os assaltos a coletivos em rodovias estão virando rotina . No dia 23 de julho, um homem foi baleado em tentativa de assalto. A investida aconteceu também de madrugada, quando um ônibus que trafegava na BR 101 Norte, próximo de Cruz de Rebouças, em Igarassu. O funcionário Jocélio Cândido de Santana, 45 anos, levou um tiro na perna direita e foi levado para a UPA de Igarassu. Ele foi atendido e liberado no mesmo dia. Na confusão, os assaltantes não levaram nenhum pertence dos demais passageiros.