OLINDA » Projeto levará mais água a 15 bairros

ISABELA VERÍSSIMO
isabela.verissimo@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 15/12/2017 03:00

Um projeto que está sendo executado pela Compesa pretende levar água diariamente à torneira de 250 mil olindenses que hoje enfrentam rodízio. O programa Olinda+Água está implementando ou substitutindo canos de passagem em todos os bairros. Pouco mais de 50 quilômetros já foram implantados, e ainda restam 70.

O trabalho, que vai atender 15 bairros, foi iniciado em março do ano passado e o prazo de encerramento é março de 2021. Até lá, os olindenses poderão enfrentar uma fase de transtornos, segundo o gerente de negócios centro-norte da companhia, Reginaldo Lopes.

Mais de 95% das tubulações da cidade têm mais de 50 anos e não suportam a elevação da pressão da água. Por isso, além dos tubos que serão implementados, outros 110 km serão substituídos. “Para realizar esse conserto, precisamos desligá-los. Nesta fase de preparo, lidamos com a falta de água, um reflexo do aumento da pressão nesses pontos”, explica o gerente.

Os recursos foram viabilizados pelo governo do estado junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento. Serão investidos cerca de R$ 134 milhões.

Em Rio Doce, Jardim Atlântico, Casa Caiada e Jardim Fragoso as obras já estão em curso. Em algumas ruas já há cronograma de conclusão. O prazo máximo para Rio Doce, área mais crítica,  por exemplo, é dia 15 de janeiro. Bairro Novo, Bultrins, Ouro Preto, Varadouro, Carmo, Guadalupe, Santa Tereza, Bonsucesso, Monte e Amaro Branco também serão atendidos.