Ilha do Retiro terá novas mudanças Segunda etapa do plano de circulação do bairro será implantada neste sábado. Primeiras modificações melhoraram o fluxo na região

Publicação: 20/01/2018 03:00

O trânsito da Ilha do Retiro sofrerá novas alterações a partir deste sábado, com a implantação da segunda etapa do plano de circulação. As modificações, realizadas pela CTTU, visam aumentar a segurança de motoristas e pedestres e a fluidez dos veículos, além de melhorar o acesso aos bairros da Torre, Graças, Boa Viagem e Joana Bezerra.

A Rua Benedito Monteiro, no trecho entre a Avenida Sport Clube do Recife e a Rua José Múcio Monteiro, passa a ter sentido duplo de circulação para melhorar o fluxo de veículos com destino à Avenida Abdias de Carvalho, no sentido BR-232, e a acessibilidade dos pedestres.

Será eliminado o giro à direita de veículos vindos da Rua Paissandu com destino à Rua Benfica. Para acessar a Benfica, os condutores deverão fazer giro de quadra nas ruas Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro e retornar ao Túnel Chico Science (mão única sentido Derby) através da Avenida Sport Clube.

A Avenida Beira Rio, entre o Fórum do Recife e o Túnel Chico Science, permanecerá com sentido duplo. A implantação do binário da Beira Rio com a Rua Prefeito Lima de Castro será reestudada.

As mudanças feitas na primeira etapa geraram melhorias no tráfego em pontos tradicionais de gargalo após a descida da Ponte Prefeito Lima de Castro (Paissandu) no sentido cidade/subúrbio. Com a eliminação das rotatórias do Túnel Chico Science houve redução também no tráfego que convergia para a Abdias de Carvalho.

No Túnel Chico Science, agora com sentido único, os ônibus que antes precisavam contornar a rotatória em meio ao tráfego misto agora passam com mais facilidade.

Também já houve alteração na Rua Benfica, que liga a Avenida Caxangá e a Abdias de Carvalho e dá acesso ao Derby. Na saída do túnel, passou a ter sentido único e chega a cortar ela mesma nas imediações do Clube Intermunicipal, com a abertura de um canteiro na Praça Euclides da Cunha. Essa alteração permite uma passagem direta para quem pretende acessar os bairros da Zona Norte sem precisar voltar para a Avenida Agamenon Magalhães ou a Beira Rio.

Em fevereiro estão previstas mudanças na circulação da Ilha do Leite, entre elas a implantação de um binário entre as ruas Estado de Israel e Frei Matias Teves nos trechos entre as ruas Francisco Alves e General Joaquim Inácio. Outra mudança na circulação prevista para este ano será a implantação de um binário da Rua Santo Elias com a Rua Amélia, no Espinheiro, que irá repercutir no Viaduto da João de Barros e na Agamenon Magalhães.