FEBRE AMARELA » População tem dificuldades para encontrar a vacina

Publicação: 20/01/2018 03:00

Moradores de cidades da Região Metropolitana estão com dificuldades de encontrar a vacina de febre amarela nos postos de saúde dos municípios, mesmo com viagens agendadas para áreas de risco. Em Jaboatão, as doses acabaram na quinta-feira. A cidade recebe 300 doses por mês, mas o estoque se exauriu antes do dia 15. Em Olinda, apenas um posto oferece a vacina e muitos moradores têm procurado a capital para serem imunizados. No Recife, o atendimento é realizado por ordem de chegada, das 8h às 17h.

De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde de Jaboatão, Ana Lúcia Hora, quando as 300 doses mensais do município acabaram, foi solicitado o adiantamento de metade do lote de fevereiro. As 150 vacinas do lote extra, que foram disponibilizadas na sede da Secretaria Municipal de Saúde, em Cajueiro Seco, e na Policlínica Carneiro Lins, em Prazeres, acabaram no mesmo dia.

“Pedimos o adiantamento das outras 150 de fevereiro e elas devem chegar nesta segunda. Para o próximo mês vamos pedir 500 doses, pois a procura tem sido muito alta”, afirmou. Já a Prefeitura de Olinda respondeu, por meio da assessoria de comunicação, que a vacina está disponível. “As doses estão sendo ofertadas na Policlínica Barros Barreto, no bairro do Carmo”, informou o comunicado.

Reforço
A Secretaria Estadual de Saúde solicitou ao Ministério da Saúde o envio de 10 mil vacinas extras a Pernambuco. O estado receberá, em fevereiro, 20 mil doses, o dobro do habitual. Pernambuco também passará a oferecer teste sorológico entre o fim de fevereiro e início de março, para agilizar a confirmação ou descarte de casos. Hoje, o material coletado vai para o Pará e o resultado pode demorar até 45 dias. Com os testes locais, o prazo será de seis dias.