Faixa Azul chegou para ficar CTTU comemora aumento na velocidade dos ônibus e ressalta que não vai remover corredor exclusivo no Pina, que é alvo de polêmica

Ana Paula Neiva
ananeiva@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/02/2018 03:00

Em meio à polêmica em torno da Faixa Azul na Avenida Antônio de Góes, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que não fará alterações no funcionamento do espaço exclusivo para ônibus e táxis, implantado em janeiro, porque já houve aumento de 35% na velocidade média dos coletivos. Enquanto motoristas e passageiros do transporte público aprovam a faixa, alguns condutores de carros particulares reclamam de engarrafamentos. Uma média de 59,2 mil veículos circula por dia na avenida. Para minimizar as retenções após a volta às aulas, a CTTU implantou, no dia 7 de fevereiro, uma nova programação na rede de semáforos.

A discussão sobre o trânsito na avenida chegou à Câmara Municipal do Recife. Na segunda-feira, o vereador Marco Aurélio (PRTB) usou a tribuna da Casa para solicitar à prefeitura a remoção do trecho de 580 metros de Faixa Azul, que tem início no cruzamento da Rua Carlos Lira Filho e vai até o cruzamento da Rua Cacilda Iolanda Porciúncula.

Na via, trafegam 26 linhas de ônibus que transportam mais de 94 mil passageiros diariamente. “Isso aqui agora está uma beleza. Para rodar o trajeto Centro/Boa Viagem/Centro, levávamos mais de uma hora, dependendo do horário. Depois da faixa, são no máximo 40 minutos, mesmo em horário de pico”, comentou o motorista de ônibus José de Souza Silva.

Mas nem todos estão satisfeitos. “A gente leva quase meia hora para chegar ao Centro, e antes fazia o percurso em 10 minutos. Até aos sábados tem congestionamento”, relamou o comerciante Lourival Dantas, que usa o carro particular. O condutor, que mora na região, disse que alguns estão entrando pela Rua Manoel Cariolano para tentar desviar pela via paralela, a Rua Adeildo Portela. “Isso tirou o sossego da vizinhança. Na rua não param mais de passar carros”, falou. Desse ponto em diante, os coletivos seguem em direção à Avenida Agamenon Magalhães ou à Avenida Engenheiro José Estelita.

O corredor estava previsto para ser implantado em janeiro de 2016, por ocasião da instalação do projeto na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem. Devido a complicações na área, como engarrafamentos na Pista Leste da Via Mangue, a CTTU adiou sua inauguração.

“A CTTU precisa admitir que há erro e corrigi-lo o quanto antes”, opinou o vereador Marco Aurélio. O pedido feito pelo parlamentar foi protocolado no último dia 7, juntamente com uma carta ao prefeito Geraldo Julio, solicitando a reversão. O vereador lembrou que, no ano passado, técnicos da CTTU resolveram colocar um semáforo no Túnel Josué de Castro, ao fim da Via Mangue, mas após reclamações, a CTTU decidiu desligá-lo por tempo indeterminado.

O Recife já tem 58 quilômetros de faixas exclusivas implantadas. As instalações aconteceram a partir de 2013, nas avenidas Recife, Mascarenhas de Morais, Conselheiro Aguiar, Herculando Bandeira/Domingos Ferreira, Estrada dos Remédios e ruas Cosme Viana e Real da Torre. De acordo com a CTTU, na Avenida Herculando Bandeira, por exemplo, os coletivos tiveram um aumento de velocidade de circulação correspondente a 118%, passando de 11 para 14 quilômetros por hora.