Ações ressaltam importância do recurso

Publicação: 22/03/2018 03:00

Em todo o estado, eventos de conscientização da população serão realizados neste Dia Mundial da Água. No Recife, uma série de ações abordando questões relacionadas a soluções para consumo de água saudável. A programação começou na segunda-feira e vai até amanhã. Os eventos acontecem em escolas, unidades de saúde, mercados públicos e nas ruas da capital pernambucana.

Hoje, a Escola Ambiental Águas do Capibaribe (barco-escola) sairá do Marco Zero, às 9h, com 50 estudantes da Escola Municipal Dois Rios, no Ibura, Zona Sul do Recife, para uma ação que tem como tema a música de Guilherme Arantes Planeta Água. Os alunos realizam performances com cordel e paródias sobre a canção, estimulando o diálogo sobre poluição, escassez, uso inadequado e ciclo da água. No Parque da Jaqueira, Zona Norte da cidade, o Econúcleo municipal recebe cerca de 100 estudantes de escolas públicas e instituições beneficentes para dinâmicas teatrais, contação de histórias e oficinas.

Em Caruaru, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural realiza, às 9h de hoje, uma ação no bairro Kennedy, às margens do Rio Ipojuca. A programação tem como objetivo recuperar a área de proteção ambiental por meio do plantio de 500 mudas de árvores nativas da região.

“O evento beneficiará diretamente toda a população do entorno. Ações como essa são importantes para reforçar a necessidade de restaurar, preservar e conservar o Rio Ipojuca, suas margens e a biodiversidade da bacia hidrográfica como um todo”, afirma a secretária-executiva de Sustentabilidade de Caruaru, Sandra Ferraz.

Números
  • 91% de Pernambuco são cobertos pelo abastecimento de água da Compesa
  • 6 cidades estão em colapso:
    Jataúba, Poção, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, Solidão e Taquaritinga do Norte
  • 23 municípios estão em pré-colapso:
    Águas Belas, Alagoinha, Belo Jardim, Brejinho, Caetés, Capoeiras, Casinhas, Cumaru, Custódia, Frei Miguelinho, Passira, Pesqueira, Riacho das Almas, Salgadinho, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, Surubim, Tacaimbó, Toritama, Vertente do Lério, Vertentes
  • 2 milhões de habitantes de 68 municípios serão beneficiados pela Adutora do Agreste
  • R$ 134 milhões serão investidos neste ano no projeto Olinda +Água, com foco na redução das perdas por vazamento
  • 250 mil moradores de 15 bairros olindenses serão beneficiados
7 obras feitas para melhorar o abastecimento no estado.
  1. Sistema Prata Pirangi
  2. Sistema Palmeirinha/Siriji
  3. Adutora Tapacurá/ Vitória
  4. Transposição do Rio Sirinhaém (Bezerros)
  5. Adutora de Porto de Galinhas
  6. Recuperação da Adutora de Cruzeiro do Nordeste
  7. Adequação do sistema de Venturosa