Educação básica terá reforço de R$ 85 mihões Ministro anunciou verbas para construção de escolas, creches e quadras, e aquisição de 178 ônibus

Publicação: 20/03/2018 03:00

Num evento que reuniu 118 dos 184 prefeitos pernambucanos, o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou, na manhã de ontem, em Gravatá, a liberação de R$ 85 milhões para a educação básica no estado. Os recursos são voltados à construção de escolas, creches e quadras poliesportivas, além da compra 178 novos ônibus escolares e aquisição de equipamentos.

Mendonça Filho destacou que a prioridade do ministério é estreitar parcerias com municípios. “O programa FNDE em Ação significa maior proximidade para que a gente possa resolver as pendências das prefeituras”, explicou. Para receber os recursos, os municípios deverão estar habilitados no Plano de Ações Articuladas (PAR) com propostas que atendam critérios técnicos.

Durante a solenidade, Mendonça Filho também anunciou que as autarquias municipais de Ensino Superior poderão se habilitar a participar dos programas de Residência Pedagógica e Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), responsáveis pela formação e capacitação de professores. A autorização dos processos seletivos ocorrerá mediante editais públicos que ainda serão lançados.

O ministro também anunciou as primeiras ativações da infraestrutura de rede avançada do Programa Nordeste Conectado. Lançado em 2017, o projeto pretende interligar, em alta velocidade, instituições federais de educação e pesquisa à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, nas capitais e no interior do Nordeste. As ativações iniciais são as da rota Recife-Campina Grande-Natal. Serão beneficiados institutos federais, universidades, hospitais de ensino e centros de educação tecnológica.

ISRAELITA
O ministro participou, ontem à noite, no Recife, das comemorações do centenário de fundação do Colégio Israelita Moysés Chvarts, a mais antiga instituição judaica de ensino formal do país. A data foi lembrada em coquetel na Academia Pernambucana de Letras, no bairro das Graças.

Mendonça Filho destacou a contribuição da comunidade judaica na preservação dos valores humanos e democráticos. “Quando me dedico a refletir sobre a evolução humana, não tem como não pensar no povo judeu como exemplo de sociedade organizada, de força, expressão, manutenção de sua cultura e seus valores coletivos”, disse o ministro.

A presidente da APL, Margarida Cantarelli, ressaltou nomes cuja formação intelectual passou pelas salas de aula do Colégio Israelita, como a escritora Clarice Lispector.