Um quilo de bolo para cada ano de história de Olinda

Publicação: 13/03/2018 03:00

Olinda reuniu moradores e visitantes na Praça do Carmo para celebrar os 483 anos com samba, bonecos gigantes, fogos e bolo na noite de ontem. A fila para conseguir uma fatia do doce começou por volta das 15h, e o corte foi feito pelo prefeito Lupércio Nascimento às 19h. A comemoração contou com apresentações musicais da Orquestra Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda (Cemo), da Orquestra Capibaribe e do cantor Jefferson Rouche.

O prefeito informou que o bolo foi dividido em cinco mil fatias. “Vamos distribuir para todos que estão aqui comemorando e se divertindo nessa data tão importante para a cidade de Olinda. Nossa comemoração multicultural é a cara da cidade e não poderia ser diferente”, afirmou.

Uma das primeiras a pegar uma fatia foi a aposentada Maria do Carmo Gomes, 71. Ela recebeu o pedaço de bolo num prato descartável entregue pelo prefeito. “Aproveitei para cobrar a ele o conserto de um buraco na minha rua, nos Bultrins. Venho todos os anos para pegar meu bolo, mas precisamos falar sobre a realidade da cidade”, disse. Apesar de estar com a perna direita imobilizada depois de ter caído no buraco da rua, ela esperou três horas na fila para falar com Lupércio.

Neste ano, o bolo teve 483 quilos, equivalentes à idade da cidade. Para a receita, foram usados 130 quilos de trigo com fermento, 98 quilos de açúcar, 51 quilos de margarina, 51 quilos de ovos, sete quilos de chocolate em pó e 63 litros de leite. Uma equipe de nove pessoas trabalhou durante três dias para fazer a guloseima, que foi montada em duas etapas e dividida em 44 placas. Na base, foram usadas 36 placas. Na camada superior, outras oito. Por fim, foi feita uma aplicação de papel de arroz com a paisagem da cidade e os símbolos dos patrocinadores da festa.

“Sou olindense, moro na Cidade Tabajara e, para mim, é uma honra participar da confecção do bolo”, disse o pasteleiro Rodrigo dos Santos, que ajudou o prefeito a cortar e distribuir o doce para a população.