EDUCAÇÃO » Escolas municipais reconhecidas

Publicação: 25/04/2018 03:00

Responsáveis pela gestão e coordenação pedagógica de escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife participaram de uma grande festa para comemorar resultados considerados significativos na aprendizagem, expressos na edição 2017 do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe). Realizada numa casa de recepções do bairro da Boa Vista, a celebração reuniu 600 profissionais das coordenações pedagógicas e gestões das unidades e representantes da Secretaria de Educação do Recife.  

A festa não contemplou apenas quem contribuiu com os melhores resultados, premiando também os mais expressivos avanços. “A  avaliação avançou muito. O resultado mostra que estamos no caminho certo”, disse o secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo. “Acreditamos que, em breve, poderemos ter todo o 5º ano (antiga 4ª série) no nível de aprendizagem Desejável (o maior da classificação)”, acrescentou.

Para ele, os outros anos avaliados pelo Saepe, o 2º e o 9º, poderão chegar a esse nível num período entre dois e nove anos.  

O vice-gestor da Escola Municipal Tempo Integral Professor José da Costa Porto (na Ilha Joana Bezerra), Francisco de Assis Ferreira Saldanha, 56 anos, comemorou a evolução da unidade. “Para chegar à escola era preciso acompanhamento da Polícia Militar. Começamos um trabalho e depois passamos a contar com a Guarda Municipal. Hoje, raramente precisamos”, lembrou, pouco antes de ser agraciado com a premiação pelo maior avanço.

Ainda segundo Francisco Saldanha, o trabalho em conjunto com o diretor Edward Williams foi alicerçado em quatro pilares: escola, educador, educando (estudantes) e família. Os bons resultados vão além do desempenho das turmas do 5º ano. A unidade conseguiu acabar com o problema das pichações e investiu R$ 800 mil na melhoria física da unidade. “A estética é o último”, disse Francisco, lembrando que, em 2006, havia estudantes que passavam apenas uma ou duas horas na unidade. “Era uma escola (formalmente), mas não era uma escola (na prática)”, definiu.

O Saepe é um sistema de avaliação da aprendizagem realizado pela Secretaria de Educação de Pernambuco, que avalia o domínio dos estudantes em língua portuguesa e matemática. Para o diretor-executivo de gestão pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério de Melo Morais, há distinções de metodologia, mas os resultados no Saepe, realizado anualmente, sugerem bom desempenho no sistema de avaliação bianual do Ministério da Educação.