Iluminação de LED chega a mais vias da capital Avenida Recife receberá 563 pontos de luz deste sistema, que também está sendo levado aos morros

Publicação: 23/05/2018 09:00

A exemplo da Avenida Norte, que teve seu novo projeto de iluminação em LED revelado ontem pelo Diario, a Avenida Recife também terá sua paisagem modificada pelo programa Ilumina Recife, da prefeitura. O corredor está sendo equipado com o sistema, juntamente com a Avenida Presidente Dutra e o Viaduto Tancredo Neves.

O canteiro central, as alças viárias que dão acesso à Avenida Marechal Mascarenhas de Morais e o viaduto estão recebendo 304 postes, totalizando 563 pontos de LED e uma rede elétrica com 34 km de fiação embutida. A segurança do novo sistema também foi reforçada, a exemplo do que ocorreu na Avenida Norte. A previsão é de que os serviços sejam concluídos até junho deste ano, e terão um custo de R$ 2,6 milhões.

Segundo a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), a obra proporcionará a retirada do antigo sistema de iluminação pública, instalado há 30 anos, além do embutimento da rede dedicada às lâmpadas. “As melhorias contribuirão para uma redução de aproximadamente 34% com os custos de energia elétrica consumida pelas instalações de iluminação das vias”, informou a Emlurb, através de nota.

As obras estão em andamento também na Avenida Boa Viagem. A Avenida Professor José dos Anjos já foi contemplada com 137 luminárias neste processo de requalificação. Outras vias beneficiadas foram as avenidas Dom Helder Camara, no Ibura, Visconde de Jequitinhonha e Domingos Ferreira, em Boa Viagem, Martin Luther King (Cais do Apolo), no Bairro do Recife, Avenida Caxangá e Cais de Santa Rita, além do Marco Zero.

O trabalho também foi concluído na Avenida Agamenon Magalhães, que recebeu 559 luminárias de LED. As avenidas Antônio de Góes, no Pina, e Brasília Formosa, por sua vez, receberam lâmpadas de vapor metálico.

Investimento
O Ilumina Recife já instalou 3.093 pontos de LED na cidade. Desde 2013, a prefeitura investiu cerca de R$ 44 milhões na melhoria da iluminação pública. A iniciativa inclui a modernização de 55 mil pontos de iluminação, englobando cerca de 6,5 mil vias, e com a implantação de LED em grandes corredores e acessos a morros. O sistema já foi instalado no Morro da Conceição, Alto Santa Isabel, Alto José do Pinho, Alto José Bonifácio e Alto do Mandu, além de bairros como Torrões, Brasília Teimosa, Pina, Cohab/Ibura, Jordão, Várzea, Água Fria e Dois Unidos.

O objetivo da ação é reforçar a iluminação nessas áreas, proporcionando mais segurança para quem transita. As lâmpadas atuais são de vapor de sódio, menos eficientes e econômicas que as de LED. As de vapor podem durar até 28 mil horas, as de LED chegam a 50 mil horas, com pelo menos 70% do fluxo luminoso inicial. A maior parte das intervenções será executada no período noturno para diminuir o impacto no trânsito.