Estudantes já não passam calor na aula Mais da metade das escolas municipais já têm aparelhos de ar-condicionado, segundo a prefeitura

Publicação: 14/06/2018 03:00

A prefeitura do Recife anunciou ontem que o projeto de climatização das escolas municipais superou a marca de 50% das unidades. O programa Novo Clima teve início em novembro do ano passado, com o objetivo de instalar aparelhos de ar-condicionado em todos os ambientes das 309 escolas. O prefeito Geraldo julio apresentou os números ontem, na Escola Municipal Almirante Soares Dutra, no Cabanga, cujas salas já receberam os equipamentos. Até o momento, 169 unidades já têm ar-condicionado.

Segundo o prefeito, a climatização integra as ações da Escola do Futuro, iniciativa que prevê construção de novas escolas e creches, além de inovações pedagógicas. “É importante trazer um ambiente melhor dentro das salas de aula e o ar-condicionado é, hoje, um elemento fundamental por causa da temperatura da nossa cidade”, afirmou Geraldo. “Até o fim de 2019, todas as salas de aula da rede municipal estarão climatizadas e isso vai dar resultados em todas as avaliações que medem a qualidade da educação na cidade”, avaliou o prefeito.

“Antes, era um calor extremo e os alunos ficavam sem disposição. Hoje conseguimos cumprir a carga-horária sem problemas. Os alunos podem ir para o recreio, voltar e ter a sensação de bem-estar. Muitos vêm do Coque e andam até à escola. Nós defendemos que a escola tem que ser agradável do portão de entrada até a cadeirinha dentro da sala de aula”, contou a professora Ingrid Santos, que ensina na Almirante Soares Dutra.

Lançado em novembro de 2017, o Novo Clima está investindo R$ 15 milhões em aquisição, instalação e manutenção dos ar-condicionados até 2019, com benefício direto para 90 mil alunos e 6.925 professores em docência. Quando foi lançado, 25% da rede (75 escolas) possuíam climatização, com benefício direto para 20 mil estudantes. Desde a implantação do programa, outras 53 unidades foram climatizadas em 2017 e mais 31 delas em 2018, beneficiando mais 25,3 mil estudantes destas 84 escolas.