RESIDENCIAL » Mais 31 famílias recebem moradias

Publicação: 19/06/2018 03:00

A 8ª etapa do Conjunto Residencial Miguel Arraes, na Rua Pereira Barreto, no bairro do Passarinho, Zona Norte do Recife, foi entregue ontem pelo prefeito Geraldo Julio. Nessa etapa 31 famílias que viviam nas margens dos Rios Beberibe e Morno foram beneficiadas. As moradias fazem parte da primeira etapa do PAC Beberibe, obra de saneamento integrado executada pela Secretaria de Saneamento do Recife. As casas seguem o padrão estabelecido pelo município com reboco, forro de gesso, pintura e cerâmica nas áreas molhadas.

As casas são estilo duplex e possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro e seis unidades construídas especialmente para idosos. Com mais esta etapa já foram entregues 254, das 304 unidades previstas para todo o Habitacional Miguel Arraes. “Com essa etapa que entregamos nós alcançamos dez mil pessoas que receberam uma casa nova para morar. O Recife tem um déficit habitacional muito grande e é preciso continuar trabalhando para reduzir esse déficit”, ressaltou o prefeito Geraldo Julio.

As famílias atendidas moravam nos bairros de Beberibe, Linha do Tiro e Dois Unidos, às margens dos rios Beberibe e Morno em situação precária. Íris Nunes da Costa foi uma das beneficiadas. “Antes eu morava numa ocupação. Chovia, entrava água, era muita sujeira. E agora, depois de quinze anos de espera, estou muito feliz. Agradecida a Deus, primeiramente, mas também ao prefeito, que olhou por nós. Tenho 47 anos e nunca pensei em ter a minha casa própria”, falou emocionada a comerciante.

As residências têm tamanhos de 47 metros quadrados e de 53 metros quadrados e algumas foram construídas especialmente para idosos, com portas mais largas e quartos no térreo. E para proporcionar uma melhor convivência entre os moradores, a Gerência de Desenvolvimento Social da Secretaria de Saneamento realizou um trabalho social, debatendo temas como moradia verticalizada, uso correto do sistema de esgotamento sanitário e sustentabilidade do empreendimento.    

O PAC Beberibe envolve entre outras melhorias a construção de uma via de 5 km de extensão margeando o Rio Beberibe e a realocação das famílias. Desde 2013, a Prefeitura do Recife já entregou 17 Conjuntos Habitacionais, totalizando 1.749 novas moradias. As obras desses conjuntos habitacionais foram executadas pelas secretarias de Saneamento, Infraestrutura e Habitação e a Autarquia de Urbanização do Recife (URB). Outros nove conjuntos estão em  execução.