APRESENTAçãO » O riso no arraial dos Doutores da Alegria

Publicação: 20/06/2018 03:00

 Como medicação de efeito imediato, o riso aparece no rosto de pacientes, familiares e profissionais do setor de pediatria do Imip com a chegada dos Doutores da Alegria. Na manhã de ontem os palhaços estiveram no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, localizado no bairro dos Coelhos, para apresentação da sétima edição do São Joãozinho 2018. O momento de descontração contou com apresentação teatral e visitação nos leitos.
Por onde passava, a equipe de nove doutores acompanhada com um sanfoneiro voluntário animava a todos. Além da visitação na ala pediátrica, os Doutores da Alegria improvisaram uma quadrilha com profissionais do Imip no refeitório. A presença da equipe se transforma em alento no cotidiano difícil. “Esses palhaços reforçam o sentimento de esperança que precisamos passar para os nossos pacientes e nos traz um gás para começar melhor o dia”, comenta a enfermeira da Unidade Renal Pediátrica, Adriana Xavier.
Acompanhando a filha Maria Clara, de 10 anos nas sessões de hemodiálise três vezes na semana, a dona de casa Maria Alves, 53, fica na expectativa pela visita dos “besteirologistas”, como são apelidados. “Todas as terças, quintas e sábados estamos aqui, na mesma rotina, em um ambiente que ninguém gosta de estar. Mas a companhia deles nos traz muita felicidade. Faz tanto efeito positivo como um remédio”, compara.
O cortejo junino encerra a programação do São Joãozinho e já passou pelos outros três hospitais que também são atendidos pelo grupo durante o ano: Hospital da Restauração, Hospital Universitário Oswaldo Cruz/Procape e Hospital Barão de Lucena. “É muito gratificante terminar esse circuito do São Joãozinho nos hospitais. Muitas das crianças que estão internadas não estão podendo curtir o São João, então essa é uma maneira de reforçar as tradições culturais trazendo para dento do hospital essa energia que está tomando todo nosso povo”, avalia o coordenador artístico, Arilson Lopes.