Obras da Copa de 2014 ainda pendentes À véspera do início do mundial de futebol da Rússia, pacote de serviços previstos para serem entregues quatro anos atrás ainda não está completo

ROSÁLIA VASCONCELOS
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Publicação: 13/06/2018 03:00

A um dia do início da Copa do Mundo na Rússia, 11 de 23 obras que deveriam ter sido entregues em Pernambuco por ocasião do Mundial de 2014, realizado no Brasil, ainda não ficaram prontas. Atrasos, mudanças e abandonos de contratos e projetos estão entre os problemas. Muitos equipamentos, como o Túnel da Abolição, o Ramal da Copa (que dá acesso à Arena Pernambuco) e os Corredores de BRT, funcionam de forma parcial. A Cidade da Copa e o Ramal da Agamenon (um braço bifurcado do Corredor Norte Sul) não saíram do papel.

Segundo levantamento feito em dezembro de 2017 pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), 1.547 contratos estavam com status de “obras paralisadas/inacabadas ou com fortes indícios de obras paralisadas”. Esses contratos orçavam R$ 6,26 bilhões, dos quais R$ 1,9 bilhão foi pago sem que o equipamento fosse entregue.  No caso do Corredor Norte/Sul, das 28 estações de BRT previstas, duas ainda estão em construção. Entre a Avenida Cruz Cabugá, no Recife, e a Pan Nordestina, em Olinda, o piso da pista não sofreu modificações nem houve separação da faixa de rolamento exclusiva para os coletivos.

As obras do Terminal Integrado de Igarassu, que integra o Corredor BRT Norte/Sul, tiveram início em dezembro de 2017. A Secretaria Estadual das Cidades informou que está avaliando a empresa que executa os serviços com vista a uma possível relicitação para serviços complementares nos terminais e alargamento de vias ao longo do corredor. A previsão é de que as obras sejam concluídas em abril de 2019. Todos os R$ 160 milhões licitados, destinados ao Norte/Sul já foram executados.  

Já em relação ao TI Igarassu, a secretaria informou que está sendo erguido um terminal provisório. “O terminal que está sendo construído usa a área total do terreno, onde está o atual. Hoje apenas dois mil m2 dos 5,5 mil m2 da área são utilizados. A previsão é de que o terminal provisório seja concluído em novembro de 2018 e que o novo TI seja finalizado em novembro de 2019”, disse a Secid, em nota. O terminal deve se integrar à Estação Central do Metrô, no Recife, através dos 33 km de via expressa do Norte/Sul.  

No caso do Corredor Leste/Oeste, que teve operações iniciadas nos primeiros dias do Mundial de 2014, os serviços foram abandonados pela empresa licitada da época. Segundo a Secid, “apesar das dificuldades, as obras continuam em andamento”. Das 22 estações, 16 estão em operação. A previsão de entrega do Terminal Integrado da IV Perimetral, cujas obras foram retomadas em julho de 2017, é para agosto deste ano.  

“A Secretaria das Cidades está realizando a sinalização horizontal e vertical do Corredor Leste/Oeste, o que inclui a demarcação da faixa exclusiva para veículos BRT na Avenida Caxangá. A previsão é de que os serviços sejam concluídos tão logo as condições climáticas permitam”, informou em nota. Já na Avenida Belmino Correia, em Camaragibe, está sendo elaborado um projeto de implantação de quatro estações, além do alargamento da via. Será realizada licitação para a contratação de empresa que execute as obras. O valor licitado para as obras do Leste Oeste foi de R$ 139,4 milhões, dos quais R$ 134,3 foram executados.  

O Elevado Bom Pastor (viaduto da Avenida Caxangá) foi liberado para circulação de BRTs, embora o projeto não tenha sido concluído. Segundo a Secid, a finalização do elevado e da estação do BRT Bom Pastor, além da iluminação do elevado, estão com licitações abertas. Em relação ao TI Camaragibe, cujas obras também foram abandonadas pela empresa contratada, será realizada nova licitação.  

Outros equipamentos prometidos para a Copa de 2014 foram entregues de forma parcial. É o caso do Túnel da Abolição, do Ramal da Copa e do Viaduto V2. No túnel, entre a Rua Real da Torre e a Avenida Caxangá, foi iniciada a carenagem da obra e a construção de um pontilhão sobre o Canal do Prado, para oferecer mais segurança aos veículos que saem do túnel e encontram uma bifurcação próxima. Os serviços devem ser concluídos em outubro. Serão licitadas e executadas ainda a urbanização da praça acima do túnel, instalação de elevador e reabertura do acesso de veículos ao museu pela Real da Torre.  

No caso do Ramal da Copa e do Viaduto V2, que também teve uso parcial, dos quatro tabuleiros (lajes) previstos, um foi entregue e os outros estão sendo finalizados. “As obras foram retomadas em 2017, com a execução da conclusão do Viaduto V2, que também teve obras abandonadas pelo consórcio contratado. A previsão é que os serviços sejam concluídos em agosto de 2018”, informou a Secid-PE.  
 
Obras
 
Entregues até 2014

  • Passarela do aeroporto
  • Terminal de Passageiros
  • Duas estações de BRT do Corredor Leste/Oeste
  • TI Cosme e Damião
Entregues após 2014
  • TI Joana Bezerra
  • TI Abreu e Lima
  • TI da III Perimetral
  • 14 estações de BRT do Corredor Leste/Oeste
  • Elevado Bom Pastor (parcialmente)
  • Túnel da Abolição (parcialmente)
  • Uma faixa de rolamento do Ramal da Copa (parcialmente)
  • 26 estações de BRT do Corredor Norte/Sul
Ainda a serem entregues
  • Estação do Elevado Bom Pastor
  • Terminal da IV Perimetral
  • Ramal da Agamenon Magalhães (bifurcação do Corredor Norte Sul)
  • TI de Camaragibe
  • Seis estações de BRT do Corredor Leste/Oeste
  • Duas estações do Norte/Sul
  • TI de Igarassu
  • Urbanização do Elevado Bom Pastor
  • Pontilhão, carenagem e urbanização do Túnel da Abolição
  • Três faixas de rolamento do Ramal da Copa
  • Viaduto V2 (Ramal da Copa)