Casos trabalhistas e do consumidor são frequentes

Publicação: 21/07/2018 03:00

Em uma empresa, os casos mais judicializados são os trabalhistas e os relativos ao direito do consumidor. Isso acontece, segundo alertam os especialistas, mesmo quando a prática de mercado está de acordo com a legislação vigente e a consultoria jurídica contratada é eficiente. Se há um erro na cobrança por um produto, por exemplo, não haveria necessidade do cliente procurar o Poder Judiciário para solucionar a questão. Se o erro é constatado, o valor deveria ser estornado imediatamente.

“O errado se corrige. E a gente evita que aconteça a ação. O que não é erro, mas interpretação de contrato por parte do cliente, chega ao Judiciário. E a gente faz a defesa da empresa”, diz a advogada Amanda Porto.

O uso do nome social do cliente também tem sido um tema presente. Os sistemas de cadastro do consumidor, no entanto, não têm no campo de preenchimento o nome social, mas apenas o nome civil. “Certa vez, aconteceu de uma pessoa querer ser chamada pelo nome feminino. Então, orientamos colocar o nome social na frente, entre aspas, e no restante o nome civil. Garantimos também o tratamento oral pelo nome social”, explica Amanda. A advogada disse, ainda, que a legislação brasileira não obriga a empresa privada a tomar essa atitude, mas é uma questão de posicionamento.

Amanda e Bianca atuam juntas há três anos com a proposta de atendimento completo, conhecido pela termo em inglês full service. Um exemplo muito atual para ilustrar a tendência é quando a imagem de uma determinada empresa é propagada de forma negativa nas redes sociais. A resposta, do ponto de vista jurídico, precisa ser dada em um curto espaço de tempo no sentido da resolução do conflito que gerou a crise.

O escritório é um dos únicos liderados por mulheres em Pernambuco. Bianca atua no mercado há 17 anos e trabalhou no departamento jurídico de uma grande empresa nacional, onde ganhou experiência com advocacia empresarial e preventiva. No setor, sua principal atividade era garantir o cumprimento da lei e antever conflitos. Amanda é formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e sua experiência vem da área comercial e de grandes escritórios de direito no estado.

Profissionais
O escritório conta com equipe enxuta, alta especialização, atendimento personalizado e flexível, assim como os chamados escritórios boutiques, tendência crescente nos Estados Unidos e Europa. Enquanto Bianca atua com a diretoria, Amanda trabalha com a ponta. Assim garantem o todo, costumam afirmar. Além disso, o envolvimento direto com o cliente é o grande diferencial.