Falta de doses pode ser pontual

Publicação: 24/08/2019 03:00

Em nota, a Secretaria de Saúde do Recife explica que está com o estoque em dia, “mesmo com o aumento da procura nas últimas semanas”. “Normalmente, antes de acabar as doses, os responsáveis pelas unidades de saúde já solicitam a reposição. Eventualmente, podem ocorrer faltas pontuais, prontamente repostas pelo PNI (Plano Nacional de Imunização)”, pontua a pasta.

As prefeituras de São Lourenço da Mata e Camaragibe reforçaram os pedidos. No caso de São Lourenço, todo mês chegam 800 doses, mas na terça-feira (20) foram pedidas mais 400. “Quando as vacinas se esgotam em algum posto, é imediatamente solicitado (material) ao governo do estado”, comentou o governo municipal, que promete buscar outras duas mil vacinas na segunda (26).

A Prefeitura de Camaragibe segue o mesmo caminho. “Quando falta, a unidade de saúde sinaliza e a equipe da Secretaria de Saúde reabastece”, disse, em nota. Todo mês, são solicitadas 1.430 doses, mas a cidade recebeu um quantitativo extra de duas mil.

Jaboatão e Olinda

A Prefeitura de Jaboatão negou falta da vacina contra sarampo na USF Guararapes. “A rede municipal está abastecida com vacina tríplice viral e o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Além disso, realiza ações externas, sempre que há casos suspeitos”, esclareceu, em nota. Todo mês, Jaboatão solicita quatro mil doses da tríplice ao Ministério da Saúde e, no caso deste agosto, foram pedidas outras três mil.

Já a Prefeitura de Olinda pondera que “todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do município foram abastecidas com doses da vacina tríplice viral e que a reposição tem sido feita na medida em que as doses são aplicadas”. “O estoque não chegou ao fim, mesmo com a crescente procura. Toda reposição das doses tem sido feita por meio da distribuição do Ministério da Saúde, que repassa para os estados e, por sua vez, distribuem para os municípios”, comenta a administração olindense. Não foi especificado quantas doses a cidade recebe. O atendimento à população é de segunda a sexta das 8h às 17h.