Palestras nas salas de espera das unidades de saúde

Publicação: 01/12/2020 03:00

A Prefeitura do Recife promove diversas ações neste Dia Mundial de Combate. A data também celebra os 25 anos do Centro de Testagem e Aconselhamento na Policlínica Gouveia de Barros, Boa Vista. A programação inclui palestras em sala de espera e testes de HIV e sífilis.

Por conta da pandemia do coronavírus, as atividades vão acontecer em dias e horários espaçados, de manhã e à tarde, para evitar aglomeração. Um dos locais que receberão as ações é o Serviço de Atenção Especializada (SAE) para as pessoas com HIV/Aids, inaugurado pela Secretaria de Saúde do Recife em 2019, na policlínica. O local tem capacidade para atender até 600 pessoas por mês, oferecendo ações de prevenção e qualidade de vida aos cidadãos com HIV/Aids e parceiros.

Na Gouveia de Barros, atua uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e psicólogo. São disponibilizados assistência clínica e psicossocial, indicação de profilaxias primárias e secundárias para infecções oportunistas e sexualmente transmissíveis; indicação e manejo de terapia antirretroviral. Também há um SAE na Policlínica Lessa de Andrade, Madalena, com mais de dois mil pacientes cadastrados.

A Secretaria de Saúde do Recife descentralizou a oferta de testes rápidos para detecção de IST, passando de cerca de 40 para as atuais 140 unidades de saúde. A lista completa está disponível no Portal da PCR.