Após adiamento, voo para a Índia decolará esta noite

Publicação: 15/01/2021 03:00

Chegou ao Aeroporto Internacional do Recife ontem, às 19h30, o avião que viajará a Mumbai, Índia, para buscar dois milhões de doses da vacina Oxford/Astrazeneca. Segundo o Ministério da Saúde, o voo da Azul que estava previsto para decolar ontem, às 23h, em direção à maior cidade indiana, teve sua ida adiada para hoje, no mesmo horário, devido a “questões logísticas internacionais.”

A data e o horário do pouso de retorno no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, anteriormente marcado para o sábado, estão sendo avaliados de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo governo federal em parceria com a Azul.

O Airbus A330neo saiu ontem de Campinas (SP)  à capital pernambucana às 16h53, com atraso de quase quatro horas provocado pela instalação da adesivagem com os dizeres “Brasil Imunizado: Somos uma só Nação” e a imagem do Zé Gotinha. A aeronave deixou a cidade paulista com um piloto e um copiloto, mas a viagem de 15 horas sem escalas à Índia terá oito pilotos.

De acordo com o Ministério, a vacina será distribuída aos estados em até cinco dias após o aval da Anvisa (previsto para o domingo) para, assim, dar início à imunização em todo o país, de forma simultânea e gratuita. Gol, Latam e Voepass também atuarão no transporte da doses, que terão segurança realizada pelas Forças Armadas.

Refrigeradores

A Celpe anunciou ontem a doação de refrigeradores científicos para armazenar vacinas contra a Covid-19 em 136 municípios. Os equipamentos têm temperatura programável e constante entre 2ºC e 8ºC, além de baterias recarregáveis. São dotados de sensores e realizam chamadas telefônicas se houver problemas técnicos.