Volta às aulas em novo pico da pandemia Escolas particulares retomam atividades sem exigir passaporte vacinal nem testagem. Secretaria ressalta cuidados com protocolos

Publicação: 01/02/2022 03:00

As aulas das escolas particulares de Pernambuco serão retomadas hoje, em formato presencial, mesmo em pleno pico de casos da variante Ômicron em Pernambuco. Os alunos não precisarão apresentar passaporte vacinal nem testes negativos de Covid-19 para ter acesso às unidades educacionais. As escolas deverão, no entanto, reforçar os cuidados para evitar a proliferação da doença e permitir o modelo remoto para quem estiver cumprindo isolamento em função de teste positivo ou não puder assistir aulas in loco por outras questões de saúde. Já a rede pública estadual reiniciará suas atividades na quinta-feira, com as mesmas regras da rede privada.

Em recomendação expedida no dia 7 de janeiro, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco reforçou a necessidade das escolas permanecerem cumprindo os protocolos de biossegurança contra a Covid-19. “As unidades de ensino devem continuar atentas e vigilantes às medidas de proteção e prevenção com água e sabão para higienização das mãos, dispenser com álcool em gel 70%  e uso obrigatório de máscara para todos no ambiente escolar”, disse o comunicado.

A pasta também ressalta que as escolas devem orientar pais e responsáveis para que os estudantes que apresentarem sintomas gripais fiquem em casa e busquem orientação médica. Havendo o teste positivo para Covid-19, deve-se informar a instituição e o estudante deve se manter em quarentena para evitar a proliferação do vírus.

Quanto ao retorno dos estudantes e profissionais de educação que testaram positivo para Covid-19, serão adotadas as orientações do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, que prevê sete dias de afastamento.

TRÂNSITO
Com o retorno das escolas, estima-se um aumento médio de 20 a 25% no número de veículos nas ruas do Recife. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife iniciará hoje a Operação Volta às Aulas, que seguirá durante todo o mês de fevereiro.  

Os artistas educadores da Liga da CTTU estarão nas ruas e nas escolas levando informações sobre as boas práticas no trânsito de forma lúdica. Os profissionais farão espetáculos nas escolas com roteiro focado em situações de trânsito como o bom convívio entre motoristas, pedestres e ciclistas. Os estudantes receberão brindes como régua, pasta escolar e adesivos da Liga da CTTU.

Os pais de alunos devem ficar atentos à sinalização e às regras do Código de Trânsito Brasileiro. Estacionar em fila dupla, sobre faixa de pedestre ou em desacordo com a sinalização regulamentada na via são infrações graves, que atrapalham o trânsito e geram riscos.