Casa em Jaboatão é levada pelas águas
O temporal que continou caindo no Grande Recife voltou a causar sofrimento. A área onde a cabelereira vivia já era considerada de risco
BARTÔ LEONEL
Publicação: 17/05/2025 03:00
![]() | |
Lyza perdeu a casa que acabou indo parar quase toda dentro do rio pelo deslizamento |
"Fiquei pendurada na viga e fui salva pela minha mãe e pelo meu padrasto. Só queria saber do meu filho, que estava no quarto, mas conseguiram tirar ele", declarou. A história de Lyza mostra bem o problema de quem vive na Rua do Rio, na Baixa da Colina, em Jaboatão dos Guararapes. "Quando chove, é um desespero". Drama que começou a ser vivenciado pela cabeleireira há dez anos. O deslizamento da barreira onde ficava a estrutura da casa, construída no mesmo terreno da residência da mãe dela, aconteceu por volta da 1h20 da sexta. Lyza contou que, naquele horário, foi ao banheiro. Ao sair do quarto, ouviu um estalo na parede da sala.
De repente, tudo ruiu. O pesadelo virou realidade. A casa estava mesmo desmoronando. "Corri para a cozinha e caiu também. A preocupação era o quarto do meu filho, pois ele tinha ficado lá, mas o local ficou inteiro. Meu padrasto entrou por trás da casa e conseguiu tirar ele", declarou. Passado o susto, ela caiu na real. A casa foi parar toda dentro do rio. "Só consegui tirar algumas roupas. Minha casinha foi embora. Infelizmente, já era. É só tristeza".
Abalada, ela afirmou que não sabe o que vai fazer a partir de agora. "Quase morri com meu filho. Ia descer para o rio com os móveis", acrescentou. Lyza disse, ainda, que a Defesa Civil de Jaboatão tinha conhecimento do problema na área. Equipes tinham classificado a região como "áreas de risco". "Disseram que, se fosse preciso, ligasse. Mas não deu tempo. Só vieram agora, depois que tudo caiu", declarou. Por nota, a prefeitura disse que uma equipe esteve no local e prestou atendimento e assistência a famílias.
CHOQUES
O terceiro dia de chuvas intensas no Grande Recife voltou a registrar as mesmas situações de calamidade dos outros dias. Se pela manhã, escolas e universidades voltaram com as aulas normais, à tarde elas foram novamente canceladas. À noite, um homem de 35 anos sofreu um choque elétrico em um poste nas proximidades da PE-15, em Ouro Preto, Olinda. O poste fica instalado no canteiro central da via.
A vítima encostou no poste ao tentar cruzar o guarda-corpo da rodovia. Neste momento, ele sofreu a descarga elétrica. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou socorro à vítima, que foi levada com vida para o Hospital da Restauração, no Recife, onde apresentava um estado de saúde estável.
A Neoenergia Pernambuco informou, por meio de nota oficial, que o equipamento não pertence à sua rede de distribuição de energia e que a estrutura é destinada à iluminação pública, sob responsabilidade da administração municipal. Já a prefeitura de Olinda informou que uma equipe da Secretaria de Gestão Urbana foi enviada ao local do incidente para realizar testes para eliminar os possíveis riscos de descarga elétrica.
Saiba mais...
Má qualidade afeta abastecimento