Má qualidade afeta abastecimento

Publicação: 17/05/2025 03:00

A Compesa suspendeu, no começo da tarde da sexta (16), o abastecimento das áreas planas atendidas pelo Sistema Alto do Céu, afetando 20 bairros da zona norte do Recife. O motivo é a baixa qualidade da água bruta dos rios Utinga e Pitanga.

As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana desde a quarta-feira (14) à noite deixaram os rios com a água inadequada para o tratamento, obrigando a suspensão do bombeamento para o reservatório do sistema.

A previsão é de que o abastecimento seja retomado ainda  neste sábado (17). Entre os bairros afetados estão Água Fria, Aflitos, Arruda, Beberibe, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Espinheiro, Fundão, Hipódromo, Jaqueira, Mangabeira, Parnamirim, Ponto de Parada, Porto da Madeira, Rosarinho, Tamarineira e Torreão.

Além disso, as operações de 49 sistemas de abastecimento de água continuam suspensas. As interrupções decorrem da falta de energia elétrica, baixa qualidade da água nos mananciais e ao acionamento preventivo do Protocolo de Segurança do Abastecimento de Água em áreas de morro.

PREVISÃO
E após três dias de chuvas intensas no litoral, as precipitações avançam para o interior de Pernambuco, levando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta de "perigo potencial" para 17 municípios das regiões Agreste, Sertão e Mata Sul.

De acordo com o Inmet, o volume de chuva deve variar entre 20 a 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros em um único dia. Embora o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos seja considerado baixo, as autoridades mantêm o monitoramento das áreas notificadas.

Até a última quinta-feira (15), 30 cidades do litoral pernambucano estavam sob alerta de perigo emitido pelo Inmet, com ocorrências de alagamentos em áreas urbanas e rurais.

A Apac também renovou o estado de observação do acúmulo de chuva na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Sul.