Adeus dos amigos a Gladstone Viera Belo Ex-vice-presidente do Diario faleceu na quarta (27) aos 77 anos, no Recife. Colegas de redação relembram seu talento para o jornalismo

Aimé Kyrillos

Publicação: 29/03/2024 03:00

A morte do jornalista Gladstone Vieira Belo, de 77 anos, gerou grande repercussão entre amigos, ex-companheiros de trabalho no Diario de Pernambuco e autoridades. Ex-vice-presidente do jornal, Gladstone faleceu na quarta (27), após levar uma queda no apartamento onde morava e passar 12 dias internado no Hospital Português, no Recife.

A cerimônia de despedida aconteceu no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife, ontem. O ministro do Superior Tribunal de Justiça Ogg Marques Fernandes, que foi repórter do Diario, se pronunciou sobre a morte de Gladstone.

Em texto enviado ao jornal, ele citou a dedicação do jornalista à frente do Diario de Pernambuco. “Estou profundamente triste com o falecimento de Gladstone. Foi durante um bom tempo meu editor-geral, nos anos 1970. Ele e o Diario se confundiam numa única imagem, tal era o grau de comprometimento do grande jornalista com o jornal. Culto, poeta, de temperamento ameno com todos da redação, fez uma carreira brilhante nos Diários Associados. Redigia as matérias apenas com os dois indicadores nas antigas máquinas de datilografia, com um texto elegante. Puxa vida! Como eu gostaria de ouvir o papo entre ele, Antônio Camelo, Joezil Barros e Selênio Homem de Siqueira, no céu dos grandes jornalistas”, lembrou o Ministro.

O jornalista e amigo João Alberto Martins Sobral, que trabalhou no Diario de Pernambuco por quase 50 anos, enviou um texto à redação, falando sobre o amigo e a convivência por anos no jornal. No texto “o adeus a um amigo querido”, João Alberto disse que a quinta-feira da Semana Santa começou “muito triste”. “Tomei conhecimento da morte de Gladstone Vieira Belo, um amigo de 50 anos”. O colunista social lembrou o início da carreira no Diario e contou histórias pelas quais passou com o amigo. “Começamos juntos como repórteres da equipe de Antônio Camelo. Teve uma brilhante carreira no jornal, chegando a ser diretor de redação. Depois, foi eleito membro do Condomínio dos Diarios Associados e nomeado presidente do jornal. Cargo que decidiu passar para Joezil Barros, quando este entrou no Condomínio. Durante todos este anos, estivemos juntos, praticamente todos os dias”, escreveu.

João Alberto também falou sobre passagens interessantes  que marcaram a carreira de Gladstone. “Tinha hábitos que não abria mão. Como ir todos os sábados fazer compras, com Ana Lúcia, companheira de tantos anos, no Mercado de São José e depois almoçar, no Spettus, Costa Brava ou Filipe. E ir praticamente todos os anos à Europa, sempre com Paris e Lisboa no roteiro, cidades que adorava”.

A jornalista e atual Diretora de Jornalismo do grupo Diario de Pernambuco, Paula Losada, também escreveu sobre a convivência com Gladstone. “Lamento imensamente o falecimento de Gladstone, com quem convivi por mais de 30 anos. Extremamente discreto e reservado, teve um papel importante no apoio e difusão da cultura em Pernambuco, particularmente da literatura, abrindo sempre espaço no jornal para jovens poetas e escritores. Foi um intelectual que sempre fugiu dos holofotes e nunca abandonou a máquina de escrever.  É uma grande perda”, lamentou.