Jornalista fez parte da Geração 65

Publicação: 29/03/2024 03:00

Filho de Maria Giselda Nunes Vieira Belo, Gladstone Vieira Belo era natural de Garanhuns, no Agreste, e tinha três irmãos: Laís, Romero e Tális. O jornalista estudou no Colégio Diocesano de Garanhuns.

Gladstone também fez parte da Geração 65, um dos mais importantes movimentos literários do país. O grupo formou-se em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, por volta de 1964.  A princípio, o grupo recebeu o nome de “Grupo de Jaboatão”, passando a ser conhecido como Geração 65 por sugestão do historiador Tadeu Rocha, que introduziu essa denominação em um breve artigo no Diario e veio a chamar-se assim porque começou a ser formada por jovens poetas que nesse ano (1965) publicaram no DP os seus primeiros poemas. Uma Geração tipicamente local, de autores pernambucanos. Foi um acontecimento literário. Autores que se tornariam referência ainda hoje.

UM ERUDITO
“Foi um dos grandes nomes do jornalismo pernambucano, com inteligência privilegiada e texto impecável. Dono de uma gentileza e hombridade invejáveis. Perde Pernambuco, o jornalismo brasileiro e eu um amigo querido”, lamentou Guilherme Machado, atual presidente do Correio Braziliense e ex-diretor executivo do Diario.

“Gladstone era o grande intelectual do Diario enquanto esteve na redação. Dele, recebia livros, cópias de artigos e tantos outros documentos que fizeram eu produzir minha dissertação de mestrado e minha tese de Doutorado, essa última dedicada a ele. É um jornalista que ficou marcado pela erudição e gentileza”, disse o jornalista e historiador Tércio Amaral.