Edifício Holiday passa por perícia antes de leilão Vistoria aconteceu com a atuação de equipe de 6 peritos; meta é a elaboração de laudo para definir valor de mercado do imóvel, que fica em Boa Viagem

Publicação: 15/04/2024 03:00

Com leilão marcado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) para maio, o edifício Holiday, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, passou por perícia técnica no último sábado (13). O trabalho definirá o valor de mercado do prédio de 17 andares e 476 apartamentos que abrigava cerca de três mil moradores.

A vistoria foi feita por uma equipe de seis engenheiros, coordenada pelo perito oficial do processo, Gustavo Farias, que é presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia Seccional Pernambuco (Ibape-PE).

O imóvel, construído em 1956, foi desocupado a partir de decisão judicial proferida em 13 de março de 2019, após constatação de irregularidades na estrutura do prédio, que poderia acarretar em desmoronamentos; na existência de material residual que pudesse servir à combustão e provocar incêndios no local; e no fornecimento de energia elétrica de forma irregular em algumas unidades.

Segundo o perito Gustavo Farias, a vistoria teve início às 8h e foi encerrada por volta das 15h. A equipe conseguiu percorrer dez dos 17 andares do imóvel, vistoriando as estruturas para identificar quais as condições do prédio, e utilizou um drone para observar o restante.

“O que eu posso dizer no momento é que a estrutura está bem complicada. Nada de diferente do que podemos observar por fora. Mas, eu ainda vou analisar o quanto comprometido o prédio está. A etapa da vistoria foi concluída e agora vamos fazer os cálculos do valor de mercado e elaborar o relatório da vistoria de amostragem, que será enviado ao TJPE”, destacou.

O laudo será entregue na próxima segunda-feira, 22 de abril. O leilão do edifício Holiday está previsto para ser realizado de forma eletrônica nos dias 22 e 23 de maio.