HRA » Formação para acolher mulheres

Publicação: 17/04/2024 03:00

Funcionários do Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, no Agreste, participaram, ontem, de uma formação voltada ao acolhimento de mulheres em situação de violência atendidas na unidade. A formação foi promovida pelos Núcleos de Serviço Social e de Educação Permanente do HRA em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher.

De acordo com a unidade de saúde, somente este ano foram atendidas 49 mulheres vítimas de agressão. Entre outubro e dezembro de 2023, foram 25 mulheres. Na maioria dos casos, a agressão envolve o companheiro (ou ex) da vítima.

Diante deste cenário, é importante que elas sejam atendidas da maneira mais acolhedora possível. "É fundamental que tenhamos sensibilidade para acolher uma vítima já tão fragilizada. Contamos com as equipes de todas as etapas do atendimento para humanizar essa assistência ainda mais", explicou Joseane Maria Silva, coordenadora do Serviço Social do HRA.

Responsável pela formação, Morgana Barros, coordenadora de Políticas Públicas das Mulheres do Agreste Central, trouxe dados como tipos de violência e leis de proteção à mulher.

"O Hospital Regional tem um papel extremamente importante no acolhimento dessas vítimas. A gente tratou um pouco sobre a necessidade de acolhimento, de compreender como é que se configura a violência contra a mulher e a necessidade do não julgamento, a continuidade de para onde é que essa mulher deve ser encaminhada e, sobretudo, a quais mecanismos recorrer para garantir a proteção dessa mulher em situação de violência".