Obras da Escola de Sargentos só em 2027 Ministro, governadora e representantes das bancadas pernambucanas no Senado e na Câmara participaram de encontro ontem, na sede do CMNE, no Recife

Nicolle Gomes

Publicação: 16/04/2024 03:00

Considerado o maior centro de formação do Brasil e um dos maiores do mundo, o projeto da Escola de Sargentos entra em nova fase em Pernambuco. Segundo o Exército, as obras efetivas começam em 2027 e vão demorar sete anos. Ontem, o Comando Militar do Nordeste apresentou a autoridades detalhes do andamento dos trabalhos de planejamento da obra. Participaram do encontro, na sede do CMNE, na Zona Oeste do Recife, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a governadora Raquel Lyra e representantes das bancadas pernambucanas no Senado Federal e Câmara dos Deputados.

Na apresentação, o exército informou que houve uma alteração na Vila Militar, projetada para o complexo. “Estamos na etapa de fechamento do plano diretor e fazendo os anteprojetos para poder executar a obra. O plano diretor é definidor das obras de infraestrutura”, afirmou o general de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, gerente do Subprograma da Escola de Sargentos do Exército.

Em janeiro, durante solenidade com a participação do presidente Lula, foi assinado um Termo de Compromisso para a implementação da unidade no Grande Recife. O ministro José Múcio afirmou que o “Governo Lula está garantindo a irreversibilidade do projeto”. “O projeto já está adequado e deve passar por alguns ajustes”.  

A governadora Raquel Lyra (PSDB) disse que o Governo de Pernambuco tem responsabilidade sobre obras de infraestrutura viária que serão executadas para viabilizar a escola. “A gente já está fazendo a obra de triplicação da BR-232, onde já foram investidos mais de R$ 100 milhões. Nos próximos dias, a gente vai lançar o edital da PE-027. A Estrada de Mussurepe está terminando o seu projeto e a Companhia Estadual de Saneamento já está fazendo os projetos necessários para a instalação”, afirmou.
 
Ganhos

Joarez Alves salientou a importância dos ganhos socioeconômicos com o projeto. Ele disse, ainda, que está sendo planejado um workshop para estudar esse aspecto.Ainda segundo o oficial, é preciso estudar para corrigir e desenvolver o planejamento socioeconômico da área. “É uma página em branco a ser desenhada”, afirmou.

Já o general  de Brigada Jorge Luiz Abreu do ó de Almeida Filho ressaltou que o  Exército tem responsabilidade ambiental. Diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente, Almeida  afirmou que a supressão ambiental “já caiu mais da metade desde o projeto inicial”. Também garantiu que a compensação do projeto trará ganhos para a população. sses aspectos foram discutidos com as autoridades ambientais, como Ibama e Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH).

Escola de Sargentos

Prevista para ser instalada no CIMNC, em 2034, a ESE contará com campus escolar, um batalhão de comando e serviços, além de duas vilas militares. A estimativa é de que a instituição atenda cerca de 2.200 alunos, formados em 16 especialidades de nível superior tecnólogo.