Camaragibe no sistema integrado de ônibus A partir de segunda, quatro linhas serão ampliadas ligando a cidade a outros municípios do Grande Recife. Integração temporal será implantada

Mareu Araújo

Publicação: 06/06/2024 03:00

A Região Metropoliatana do Recife vai contar com reforço no transporte coletivo a partir da próxima segunda-feira (10), quando Camaragibe passa a integrar o Sistema Integrado (SEI). Assim, cerca de 30 mil passageiros serão beneficiados. Serão ampliadas quatro novas linhas regulares, ligando a cidade a outros municípios do Grande Recife. O documento que marca a entrada do município no sistema de transporte público foi assinado, ontem, pela governadora Raquel Lyra (PSDB).

Com o novo modelo, vão para as ruas 14 novos ônibus. Com isso, o total de coletivos mobilizados para as linhas entre Camaragibe e o restante do Grande Recife chegará a 51, cada veículo com capacidade para 72 passageiros, além de 12 micro-ônibus. Todos esses veículos vão operar com bilhete único, no valor de R$ 4,10.

Também vai ser implantado o modelo de integração temporal no terminal de Camaragibe. O passageiro poderá trocar de ônibus sem a necessidade do pagamento de outro bilhete, bastando cumprir o prazo de duas horas, em cada sentido da viagem.

As quatro linhas, que antes seguiam apenas para o Terminal Integrado de Camaragibe, agora passam a transitar, também, nos bairros de Santa Tereza, Clara Lopes, Casinhas e PIIN. São elas: 2477 - Santa Terezinha/TI Camaragibe (Sta. Tereza), 2478 - Santana/TI Camaragibe (Clara Lopes), 2466 - Vera Cruz/TI Camaragibe (Casinhas) e 2467 - Chã de Cruz/TI Camaragibe (PIIN)

As linhas que circularão dentro de Camaragibe foram submetidas como proposta para serem votadas pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano, hoje. Se aprovadas, elas serão: Circular Peroba/Oitenta/Borralho, Circular Santa Mônica, Circular Bairro dos Estados, Circular Quadra 30 (Celeiro), Circular Vale das Pedreiras (Shopping), Circular Tabatinga (Vila da Fábrica). Com exceção da linha Circular Bairro dos Estados, que será com ônibus para 72 pessoas, as outras linhas circulam com micro-ônibus.

Na solenidade, a governadora afirmou que a meta é que, até o final de julho, 30 mil pessoas sejam atendidas pela ampliação do sistema. “A mobilidade na região metropolitana do Recife é um dos temas mais desafiadores e é muito importante que a gente possa garantir um transporte de melhor qualidade, com a tarifa única. Com essa medida, a gente garante mais qualidade do sistema, garante que a população seja atendida de maneira mais digna”, ressaltou.