Governo quer Arcoverde sem rodízio em 2026 Atualmente, 60% da população recebe água fora de rodízio e 40% no esquema de cinco dias com água e sete sem. Investimento é de R$ 20 milhões

Publicação: 29/06/2024 03:00

A obra de ampliação do sistema de abastecimento de água do município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, deve ser finalizada em janeiro de 2026. O projeto conta com um investimento de R$ 20 milhões para instalar 42 quilômetros de redes de distribuição que vão substituir antigas tubulações que provocavam vazamentos frequentes na rede.

Na última sexta-feira, a governadora Raquel Lyra fez uma visita ao local das obras. De acordo com a gestão estadual, a intervenção irá beneficiar cerca de 70 mil pessoas e quando for concluída dará fim ao rodízio de água no município.

O serviço realizado pela Compesa está substituindo tubulações antigas por novos tubos de maior diâmetro, evitando estouramento e vazamento de água.

Atualmente, 60% da população recebe água fora de rodízio e 40% está no esquema de cinco dias com água e sete sem. Ao final da obra, serão beneficiados os bairros de Pôr do Sol, São Miguel, São Cristóvão, Melancia, Veraneio, Cohab 2, Cardeal e o Centro do município.

Até o momento, já foram implantados mais de 3 mil metros da nova tubulação em PVC.

“Iniciando uma extensa agenda pelo Sertão, estamos visitando a obra de ampliação do abastecimento de água de Arcoverde. O município tem acesso à água, mas por conta da qualidade das tubulações, ainda há sistema de rodízio e esse serviço realizado pela Compesa vai garantir que chegue água de qualidade nas torneiras de ainda mais pessoas. Além disso, estamos contribuindo com a geração de emprego e renda para toda a população”, destacou Raquel Lyra.

“Arcoverde, depois de muitos anos sofrendo com a falta de água, está em uma situação mais confortável e vai melhorar mais ainda. Estamos substituindo a rede, que ainda é bastante antiga, com tubulações da década de 1970. Então é preciso realizar esse trabalho de distribuição interna para fazer com que a água chegue na casa dos cidadãos”, pontuou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

SERVIÇOS
Os serviços para acabar com o rodízio de água em Arcoverde ainda incluem a reconstrução da Estação Elevatória de Água Bruta, hoje localizada na zona rural, em um nível mais elevado, para evitar inundações que provocam paradas no sistema e prejudicam o abastecimento.

De acordo com o diretor regional do Sertão da Compesa, Guilherme Freire, as iniciativas são essenciais para otimizar a eficiência operacional.

“O projeto visa reestruturar todo o sistema de abastecimento da cidade, proporcionando uma distribuição mais equitativa e eficiente. As intervenções estão com um bom ritmo de andamento”, afirmou.