Governo do estado vai assumir reconstrução

Publicação: 31/08/2024 03:00

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou, ainda na noite de sexta-feira (30), que o estado vai assumir as obras para reconstruir o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife. O desabamento do teto da igreja, que aconteceu à tarde, deixou duas pessoas mortas e 21 feridos.

“A gente vai colocar em pé, de novo, a estrutura da igreja, declarou a governadora em visita o local da tragédia. Ela chegou por volta das 19h20, após cancelar compromissos oficiais no Sertão.

Com o calendário apertado, Raquel não se quis prometer que a obra de reconstrução ficará pronta até o dia da festa. “Se for possível, vamos fazer”, disse.

A principal suspeita é de que a estrutura tenha desabado por causa da instalação de placas solares, concluída no dia 22 de agosto. Teriam sido 130 unidades, com peso somado de mais de três toneladas.

A SunBrasil, empresa que realizou o serviço, informou, em nota, que “a igreja tinha laudo estrutural autorizativo” e que a “meteorologia informa força excessiva dos ventos” nesta data.

“Neste momento de dor e consternação, expressamos nossas mais sinceras condolências a todos os familiares e amigos dos entes queridos. Esta instituição já está atuando firmemente para esclarecer as circunstâncias e razões do acidente e prestando o máximo de apoio. Destacamos que a igreja tinha laudo estrutural autorizativo, bem como, nesta data, a meteorologia informa força excessiva dos ventos, fora da normalidade. Diante da eventualidade, colocamo-nos à disposição da Igreja e das famílias enlutadas. “

Representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Nailson Oliveira listou fatores que podem ter contribuído. “Um subdimensionamento de projeto, uma subexecução, o somatório, de repente, da adição de cargas não consideradas inicialmente e a condição climática, que sempre condiciona um fator a mais.”

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), um inquérito da Polícia Civil já foi instaurado, sendo requisitadas as imagens para colaborar nas investigações. “O drone da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sepdec) já fez um sobrevoo para fazer as imagens e compartilhar com as autoridades responsáveis pelo caso, além de uma avaliação prévia da estrutura realizada por engenheiros da Sepdec”, acrescentou a pasta.