Estado e INSS acertam doação de imóvel A governadora Raquel Lyra e o ministro Carlos Lupi formalizaram a doação do antigo prédio do INSS para construir um habitacional

Nicolle Gomes

Publicação: 10/09/2024 03:00

Em evento realizado na manhã de ontem, no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra (PSDB), e o ministro da Previdência, Carlos Lupi, assinaram um protocolo de intenções formalizando a doação do prédio Segadas Viana ao estado de Pernambuco. O imóvel não é usado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) há muitos anos e encontrava-se abandonado até ser ocupado. O prédio é localizado na Rua Marquês do Recife, no bairro de Santo Antônio, no Recife, pertence ao Fundo do Regime Geral de Previdência Social (FRGPS).

O acordo tem como objetivo transformar o espaço em habitacional de interesse social por meio do programa habitacional Morar Bem PE. De acordo com a governadora, cerca de 120 famílias que atualmente ocupam o prédio serão contempladas com moradias advindas da reforma.

“O antigo prédio do INSS no Recife que há muito está desocupado, o Ministério da Previdência Social, já não ocupa ele há muitos anos não faz mais sentido para eles terem esses públicos é do governo federal, a gente fez o pedido equipamento e num projeto de redemocratização dos imóveis ao Ministério da Previdência, ao Ministro Carlos Lupi e ele agora tá assinando o protocolo de intenções para que a gente possa destinar esse prédio aqui no centro do Recife para moradia popular”, disse Raquel Lyra.

O ministro Carlos Lupi, destacou que a recuperação do edifício é uma antiga demanda. “Diante da sensibilidade da governadora Raquel Lyra, que sabe que lá existem pessoas morando, o Estado irá recuperar o prédio em parceria com o Governo Federal para que se torne digno de moradia. Esse prédio é uma luta antiga dos movimentos sociais, e nós vamos estar pessoalmente empenhados. Quero agradecer à governadora pela oportunidade de fazer essa união”, afirmou.

No evento também foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o serviço Expresso Cidadão de Pernambuco com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O acordo consiste em possibilitar que funcionários do Expresso Cidadão treinados pelo Instituto atendam à população Pernambucana no que se refere às orientações sobre benefícios e serviços assistenciais e previdenciários.