Pernambuco tem novos promotores Os 21 integrantes do Ministério Público atuarão nas áreas cível, criminal e de defesa da cidadania. Eles fazem parte do segundo grupo de nomeados

Thatiany Lucena

Publicação: 28/09/2024 03:00

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu posse, nesta sexta-feira (27), a 21 novos Promotores de Justiça aprovados no concurso público promovido entre 2022 e 2023 pelo MPPE. A solenidade de posse foi realizada no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife.

Participaram da cerimônia a governadora do estado, Raquel Lyra e a vice-governadora, Priscila Krause. Além do Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho, que acompanhou a assinatura da ata de posse de cada promotor.

Os novos ocupantes do cargo fazem parte do segundo grupo de nomeados do último concurso, realizado entre 2022 e 2023 pelo MPPE. Na primeira etapa, foram nomeados dez aprovados em março, lotados no Agreste e no Sertão. No total, 31 servidores foram integrados aos quadros do MPPE neste ano.

“Normalmente os colegas que ingressam iniciam a carreira pelo Sertão do estado, porque é uma região que sempre necessita de promotores. O caminho natural é entrar pelo Sertão e depois, naturalmente, eles vão procurando se aproximar das cidades maiores, que têm melhores escolas e hospitais. O momento é de fortalecer a instituição, nesta região, levando mais robustez e melhorando a prestação de serviço do Ministério Público para a população sertaneja”, explicou o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho.

“É muito bom poder ter sangue novo trabalhando junto com a gente para fazer Pernambuco cada vez mais um estado mais democrático, que combata a desigualdade, para a gente superar os desafios do dia a dia”, afirmou Raquel Lyra.

A governadora destacou ainda o papel da categoria para garantir a segurança. “O combate à violência é um papel de todos, é claro que existe um papel primordial no governo do estado, mas o papel do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública são fundamentais para essa engrenagem rodar”, disse.