IPTU é financiador da pavimentação

Publicação: 21/10/2024 03:00

Segundo a Constituição Federal, é dever da prefeitura providenciar uma pavimentação de qualidade para as vias urbanas, realizando a manutenção, bem como a drenagem para a água da chuva e a sinalização.

A Constituição também destaca que os investimentos vêm do próprio município, por meio do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) pago pelos moradores.

“Para pavimentar uma rua é preciso fazer o levantamento topográfico e partir dele faz-se um desenho de como a rua vai ficar com relação à largura e inclinação. A partir daí vem o projeto de drenagem,  como galeria e meio-fio. Também tem a parte de projeto de pavimentação e são estudados materiais para compor essa estrutura do pavimento. No final, vem a sinalização para disciplinar os veículos e pedestres”, detalha o engenheiro civil Fabiano Pereira.

Na capital pernambucana, a população pode solicitar, através do site Conecta Recife, serviços de manutenção de vias como, recuperação emergencial, recapeamento asfáltico, recuperação de vias em paralelo (paralelepípedo) e recuperação de pavimento em concreto.

Além disso, há a opção de ligar para o número 156 e seguir os seguintes passos: Pedir ao atendente manutenção em vias - tapa buracos para o endereço solicitado; Você receberá um protocolo e um prazo para atendimento; Com o número do protocolo, você poderá acompanhar a execução do serviço através do telefone 156 ou do aplicativo Conecta Recife.

O Diario de Pernambuco entrou em contato com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para saber quantas ruas ainda precisam ser pavimentadas na cidade e por qual motivo algumas constam como asfaltadas no sistema municipal, mesmo não estando. Também foi questionado quanto já foi investido, pela gestão, em pavimentação em 2024. No entanto, até o fechamento desta matéria, não houve resposta.