DP+SOCIAL » Solidariedade e fé em tempos mais difíceis Realizado na comunidade Bola na Rede, Zona Norte do Recife, projeto que se tornou símbolo de esperança nasceu na pandemia da Covid-19

Aimé Kyrillos

Publicação: 08/01/2025 03:00

O Projeto Social “Estamos Juntos PE” nasceu em um dos momentos mais desafiadores da história recente, em março de 2020, no início da pandemia de Covid-19.

Fundado por Cláudia Leite Lopes, que enfrentava uma tragédia pessoal ao perder o marido, enquanto estava grávida de sete meses, o projeto foi criado em resposta às necessidades crescentes de muitas famílias impossibilitadas de trabalhar e garantir seu sustento.

Atualmente, o projeto atende a comunidade Bola na Rede, localizada no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife, e se tornou um verdadeiro símbolo de solidariedade.

Desde sua criação, o “Estamos Juntos PE” tem atendido cerca de 100 famílias em situação de vulnerabilidade.

Suas iniciativas incluem: construção de casas, doações de alimentos não perecíveis e distribuição de quentinhas, roupas, calçados e móveis usados. O projeto também busca transformar vidas por meio da educação e do lazer.

Na sede do projeto, são realizadas atividades como:

Aulas de ballet e jiu-jitsu: proporcionando disciplina e bem-estar para crianças e jovens.

Reforço escolar: apoio educacional para aqueles que enfrentam dificuldades nos estudos.

CRIANÇAS
Uma causa especial abraçada pelo projeto é o atendimento a 26 crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras necessidades especiais, promovendo inclusão e suporte adequado.

Além das atividades regulares, o projeto realiza diversas ações sociais ao longo do ano.

“Fazemos celebrações no Dia das Crianças, Dia das Mães e Dia dos Pais, conforme a chegada de doações”, afirmou Cláudia Leite Lopes.

No mês de dezembro, o espírito de Natal invade a comunidade com apresentações da Cantata natalina e na distribuição de presentes, sacolinhas e cestas básicas.

Também são realizadas entregas de cadeiras de rodas e de banho destinadas a pessoas com deficiências ou acamadas.

O projeto também faz o encaminhamento para o mercado de trabalho de famílias desempregadas que recebem suporte para entrevistas e recolocação profissional.

Todo trabalho realizado é possível, pois, se sustenta exclusivamente por doações e pelo trabalho incansável de Cláudia Lopes e de sua equipe de voluntários.

COMO AJUDAR
Para apoiar o projeto ou saber mais sobre suas iniciativas, entre em contato através das redes sociais ou visite a comunidade Bola na Rede.

Cada contribuição, seja em forma de doações ou de tempo como voluntário, ajuda a escrever uma história de superação e esperança.