Vila dos Milagres disputada por facções Rivalidade teria motivado a troca de tiros registrada na última segunda-feira. Um dos envolvidos é condenado a 190 anos de prisão

Adelmo Lucena

Publicação: 09/01/2025 03:00

Moradores da Vila dos Milagres, no Ibura, Zona Sul do Recife, tiveram uma noite marcada por medo por conta de uma troca de tiros entre facções rivais na noite da útima segunda (6). O que teria motivado a troca de tiros entre os grupos rivais seria a disputa por áreas por parte das facções de John Caetano Rodrigues (John) e de Rosemberg Ramos da Silva (Berg), que chegou a ser condenado a 190 anos de prisão.

De acordo com relatos de uma testemunha de um homicídio ocorrido em julho de 2018 a mando de John, o líder da facção teve o grupo dividido após a sua prisão. De acordo com levantamentos policiais, John Caetano é responsável por dar comandos e direcionar os outros agentes da organização criminosa especialista em tráfico de drogas e homicídios.

José Carlos da Silva (Carlinhos Cabeça) seria o integrante mais  violento do grupo, responsável por executar as mortes determinadas por John. O integrante Douglas Liberato (Gordo ou Bola) é um dos encarregados pela boca de fumo e cunhado de John.

Investigações apontam que Gordo teria ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), que surgiu dentro do sistema prisional de São Paulo em 1993.

Com a divisão do grupo liderado por John, surgiu uma rivalidade com a organização liderada por Josivaldo Fernandes de Melo (Vado Capela), integrante do grupo de Berg. Ambos praticavam sequestros relâmpagos desde os anos 2000.

Berg possui 17 processos na Justiça e chegou a ser condenado a mais de 190 anos de reclusão por homicídio, roubos e sequestros praticados entre as décadas de 1990 e 2000. No ano passado, ele chegou a ser solto por uma falha no cálculo do benefício do “cômputo em dobro”, medida tomada para controlar a superlotação no  Complexo Prisional do Curado.