Cães pitbull atacam criança de dois anos O menino foi levado ao Hospital da Restauração onde passou por cirurgia. O tutor foi levado à delegacia e vai responder em liberdade

NIcolle Gomes

Publicação: 20/03/2025 03:00

Segundo informações do hospital, a criança chegou com ferimentos graves ao local (RAFAEL VIEIRA/DP FOTO)
Segundo informações do hospital, a criança chegou com ferimentos graves ao local

Uma criança de dois anos foi atacada por dois cachorros da raça pitbull, na noite da última terça-feira (18) enquanto passava perto do local onde eles vivem, um ferro velho situado na Rua Camponesa, na Comunidade Sapo Nu, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. Ao tentar salvar o menino, o irmão do garoto, um jovem de 18 anos, também foi atacado.

O pequeno sofreu graves ferimentos e foi socorrido para o Hospital da Restauração, no Recife, onde passou por cirurgia e, até o fechamento desta edição, seu quadro de saúde era considerado estável. Já o irmão mais velho passou por atendimento em uma UPA e não teve complicações, segundo a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Ainda segundo a PM, o tutor dos animais foi detido após se apresentar ao efetivo e encaminhado à Central de Plantões da Capital. O homem é proprietário do ferro velho, e cria os cães para a vigia do lugar. Após prestar depoimento, ele foi solto para responder em liberdade.

A Polícia Civil de Pernambuco informou que registrou o caso como lesão corporal. Um Inquérito policial foi instaurado e as diligências seguem até elucidação do caso.

HISTÓRICO
Somente este ano, o Grande Recife já registrou três casos de ataques de cães da raça pitbull. Os recentes acontecimentos têm surpreendido os pernambucanos devido à agressividade que marcou. De setembro de 2024 até este mês de março, foram sete ataques, tanto a animais quanto a pessoas.

Em janeiro deste ano, um bebê de apenas 9 meses foi atacado por um cachorro da raça pitbull e teve os órgãos genitais dilacerados pelo animal. O incidente aconteceu no dia 16 de janeiro no bairro Zumbi, Zona Oeste do Recife.

No último dia 7 de março, um idoso de 74 anos e seu cachorro de pequeno porte foram atacados por dois cães da raça pitbull, no bairro de Artur Lundgren I, em Paulista, no Grande Recife. Durante o ataque, um marinheiro vizinho da vítima atirou contra ambos os bichos. Um fugiu e outro morreu no momento do disparo.

O caso mais grave aconteceu em setembro do ano passado, quando um idoso de 68 anos morreu após ser atacado por um cachorro pitbull na frente da casa onde morava, em Olinda, Região Metropolitana do Recife.

LEGISLAÇÃO
Pernambuco conta com uma legislação própria que disciplina os critérios de responsabilidade para a criação, o registro, o manejo e a condução de cães das raças Pitbull, Pitbull Terrier, Dobermann e RottweilerNo estado, estes animais foram classificados com perfil “antissocial” e devem possuir coleira com informações como número de telefone do tutor e endereço.

A Lei Nº 12.469, de 18 de novembro de 2003 determina ainda que apenas pessoas maiores de 18 anos podem passear com estes animais em vias públicas, com equipamentos de contenção, como guias curtas, coleiras de controle e focinheiras.

Além de multa pelo descumprimento, a lei ainda estabelece que o proprietário do animal, responsável ou qualquer outra pessoa que descumpra as regras estabelecidas possa responder civil e criminalmente, se for o caso.